Comentários

23/12: Cervejas de Natal

Christmas Ale

O Natal é a festividade cristã onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo. Apesar disso, a festa como conhecemos hoje contém diversos elementos de festividades pagãs, que eram realizadas muitos anos antes do nascimento de Cristo, como a árvore de Natal, a troca de presentes e a cerveja de Natal.

A tradição de se fabricar cervejas especiais para celebrar o inverno e divindades pagãs vêm desde as primeiras religiões primitivas da Escandinávia, Alemanha e Bretanha. Com a disseminação do cristianismo, os povos dessas regiões adaptaram suas tradições à nova religião. Em muitas casas se fazia cerveja caseira, e nada mais natural que preparar um lote "especial" para uma festa como o Natal, assim como a ceia natalina não é um jantar comum.

Mesmo com o aparecimento das cervejarias comerciais, a tradição foi mantida em toda a Europa. E o surgimento das micro-cervejarias nas Américas manteve o costume vivo também em nosso continente. Hoje a oferta de cervejas de natal no mundo inteiro é muito grande, especialmente em países que possuem muitas micro-cervejarias, como os Estados Unidos e a Alemanha.

Normalmente a cerveja de Natal é uma cerveja do tipo Ale, de alta fermentação, forte e com alta graduação alcoólica, ou seja, ideal para o inverno, que é a estação do Natal no hemisfério norte.

No Brasil, com o recente surgimento de novas micro-cervejarias, essa antiga tradição está começando a ser relembrada. A Eisenbahn Weihnachts Ale é a cerveja de Natal da micro-cervejaria catarinense, que é comercializada entre 1º de novembro e 31 de janeiro. Já a paulista Baden Baden possui a Celebration, que comemora as estações de Inverno e Verão. A Celebration Verão 2006 é uma cerveja do tipo Weiss.

Então, vá correndo comprar sua cerveja, e tenha um FELIZ NATAL!

Fontes:
The Holiday Beer Tradition
The Origins of Christmas Celebration

Escrevi sobre o assunto:
28/11/2005 - Baden Baden Celebration Verão 2006
12/11/2005 - Weihnacths Ale
30/09/2005 - Baden Baden Especiais



Comentários

Feliz natal e ano novo para voce também ...

SemNomeAinda Blog
http://semnomeainda.blogspo...
23/12 11:59:24
Nossa, só vc mesmo... cervejas de natal! :) Devia abrir um bar e ficar no balcão contando essas histórias sobre cerveja... em pouco tempo viraria uma espécie de guru, de lenda viva... e o bar seria um sucesso, com certeza...
Um beijo bem grande, querido. Obrigada pela amizade, pelo bom papo, por tudo enfim. Um feliz natal pra vc e pra sua família.
23/12 14:27:58
Feliz Natal, Ricardo! Abraços e Boa Sorte no ano que vem.
23/12 19:23:00
feliz natal gato, tudo de bom. Que 2006 venha com gosto de cerveja pra mim e que eu goste muito disso.
Beijo grande.
24/12 04:01:27
Descobri aqui na minha cidade uma distribuidora de cerveja alemã.
Não vai prestar.
26/12 08:48:44
Feliz ano novo para vc, meu caro!
26/12 15:17:58
Caro amigo, Feliz Ano Novo. Pra desopilar, leia as previsões futebolísticas para 2006, feitas por este que vos fala... Para lê-las, basta clicar em meu nome. Obrigado.
27/12 12:52:59
Espero que o natal tenha sido regado a boa cerveja.

cara que seu ano seja ótimo.
27/12 21:25:35
Não conhecia toda esta história ao redor das cervejas e festas pagãs. O Natal sim, já sabia. Algo que a igreja inventou para ludibriar os povos, camuflando aquilo que é verdadeiro. Continua assim, né? ô povo cabecinha!
Baden Baden tomo sempre que vou para Campos do Jordão, por qui não tem!
Feliz ano novo!!! Beijus
28/12 11:14:55
Estou celebrando o natal regado com cerveja texana (Pearl, Lone Star, Shiner). Malandro, elas não são ruins, não.

Abraços
28/12 12:34:59
Legal, Fernando. Procurei rapidamente na Internet, e me encantei pela Shiner, cervejaria quase centenária e com uma boa "carta" de cervejas oferecidas. Além dos itens da loja virtual, todos muito bonitos. Tome umas por mim aí. :-)

Ah, e obrigado a todos que depositaram aqui seus votos de boas festas. O Natal foi muito bom, e o reveillon, se Deus quiser, também será.
28/12 13:36:14
Ricardo, boa intuição! A Shiner é a melhor. Eu fiz um seleção de vários tipos dessa marca: Bock, Light e vários nomes tedescos que não vou tentar escrever pra não fazer feio. Gostei muito e tentarei fazer um post futuro sobre ela (mesmo que não saia com a mesma qualidade dos seus posts etílicos). :)

Abraços!
28/12 20:59:25

Comentar

Este post não permite comentários