Comentários

05/01: Oktoberfest Bier

Paulaner Oktoberfet Bier

"O ano mal começou, e esse cara já está pensando na Oktoberfest?"

É possível que um leitor se pergunte isso, ao ler o título desse post. Mas antigamente, na Alemanha, se começava cedo a se preparar para a Oktoberfest. Na verdade, se começava no mês de março.

Antes da refrigeração, era praticamente impossível se fazer cerveja no verão, que era muito quente, e as cervejarias paravam nesse período. Então, em março, era produzida uma cerveja especial, que seria armazenada durante todo o verão, e consumida no outono: a Märzen.

A Märzen é uma cerveja lager, de corpo médio, coloração variada e corpo médio, que foi por muito tempo a cerveja oficial da Oktoberfest de Munique. Recentemente, porém, para atrair ainda mais turistas, se desenvolveu uma cerveja derivada da Märzen, mais "adaptada" ao paladar internacional. Essa cerveja foi chamada de Oktoberfest Bier.

A Oktoberfest Bier é uma cerveja um pouco mais clara e mais leve que a Märzen, mantendo porém o sabor característico do lúpulo. É uma cerveja refrescante e saborosa, o que explica o sucesso da festa bávara.

A boa notícia é que você não precisa ir a Munique para provar uma Oktoberfest Bier. No Brasil é possível encontrar a Oktoberfest Bier da cervejaria bávara Paulaner. Provei uma no final do ano passado, e achei sensacional. Leve, porém amarga e saborosa, a Paulaner Oktoberfest Bier é mais um motivo para se conhecer a tradicional festa da cerveja da Bavária.

E, com a participação na das micro-cervejarias da região do Vale do Itajaí na Oktoberfest de Blumenau, que eu espero que aconteça novamente esse ano, seria muito legal se uma deles criasse uma cerveja do tipo Oktoberfest Bier, especialmente para a festa. Alguém se habilita?


Comentários

Nenhum comentário

Comentar

Este post não permite comentários