Comentários

14/04: Racismo!

A recente onda de racismo no futebol é preocupante e, felizmente, o Brasil está dando o exemplo: a prisão do zagueiro argentino Desábato, do Quilmes, por ofensas racistas ao jogador Grafite, atacante do São Paulo.



A prisão causou uma repercussão internacional e, ao mesmo tempo, grande polêmica. Muitos acham que a punição foi exagerada e que muitos se aproveitaram do caso para aparecer.

O fato é que o racismo não pode ser tolerado de forma alguma, e Desábato deve ser punido, com certeza. Por outro lado, essa não é a primeira vez que um jogador negro sofre racismo em campo. Outros casos já ocorreram, sem que nenhuma providência fosse tomada.

Em 2002, o então lateral-direito do Corinthians, Kléber, acusou o meio-campista Diego, então no Santos, de tê-lo chamado de macaco. Queridinho pela mídia, Diego nada sofreu, e o caso logo foi esquecido.

Obviamente que isso não é motivo para que nenhuma providência seja tomada nesse caso. Pelo contrário, devemos louvar o fato de que alguma providência tenha sido tomada. O detalhe é que, nesse caso específico, o agressor é argentino.

Por isso fica a pergunta: Desábato foi punido por ofender Grafite, ou pelo fato de ser argentino ? Se a primeira opção for a resposta, então casos similares deverão ser tratados da mesma forma no futuro. Já se a resposta for a segunda opção, então essa prisão também foi motivada por preconceito. Espero que não seja esse o caso.

De qualquer fora, o episódio deve ser tratado com muita cautela. O jogador deve ser punido pelo que fez, mas o incidente não deve ser utilizado para promover ninguém.

Comentários

O jornalista Ubiratan Leal, do excelente site Balípodo, escreveu sobre o caso: http://www.gardenal.org/bal...
15/04 10:40:53
Idelber Avelar, do ótimo blog "O Biscoito Fino e a Massa", também escreveu sobre o caso:
http://www.idelberavelar.co...
15/04 14:59:07

Comentar

Este post não permite comentários