Comentários

01/09: Cerveja Gaúcha, Tchê!

(...)
Churrasco e bom chimarrão
Fandango, trago e mulher
É disso que o velho gosta
É isso que o velho quer
(...)
Gildo Campos e Berenice Azambuja


O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, e é bastante conhecido justamente pelos itens acima citados, na música É Disso Que o Velho Gosta, cantada pelo Gaúcho da Fronteira: o tradicional churrasco, o chimarrão de erva-mate, o Fandango, que é o conjunto de danças realizadas em um baile gaúcho, e suas belas mulheres.


Ops, acho que esqueci de algo. Sim, claro, faltou o "trago". E quando se fala em bebidas, no Rio Grande do Sul, logo se pensa nos ótimos vinhos do Vale dos Vinhedos, a primeira região com Indicação de Procedência do Brasil.

Schmitt Ale

Mas o Rio Grande do Sul, além de ótimos vinhos, possui também excelentes cervejas. Além da tradicional Serramalte, cerveja local incorporada pela Antarctica, hoje AmBev em 1980, temos também a microcervejaria Schmitt.

Apesar do nome, a Cervejaria Schmitt não possui nenhuma relação com meu sócio na ADM Sistemas, Marcos Arlindo Schmitt. Mesmo porque, se ele tivesse me deixado de fora da sociedade de uma microcervejaria, eu jamais iria perdoá-lo.

Schmitt Barley Wine

Encontrei, por acaso, as cervejas da Schmitt em Florianópolis hoje, quando fui ao supermercado procurar pela nova cerveja da AmBev, a Bohemia Confraria. Não encontrei a Bohemia, mas levei as cervejas da Schmitt sem pestanejar. Já conhecia a cervejaria de nome, e essa seria a oportunidade para provar seus produtos.

São três as cervejas fabricadas pela Schmitt: A Schmitt Ale, a Schmitt Barley Wine e a Stout La Brunette, que é vendida em uma garrafinha de 300ml muito charmosa.

Schmitt La Brunette

Ao contrário das outras microcervejarias, a Schmitt não começou sua produção pela tradicional Pilsen, cerveja que o público brasileiro está acostumado a beber, e se especializou nas cervejas de alta fermentação, também conhecidas como Ale.

Gostei muito das cervejas Schmitt. As 3 cervejas são muito saborosas, e com certeza atingem o objetivo da empresa: fornecer cervejas especiais e de qualidade, para um público específico e exigente, que é o apreciador de boas cervejas.

Como amante da qualidade e variedade, fico feliz em poder encontrar as cervejas Schmitt em Florianópolis. Aliás, Floripa é o paraíso para o apreciador da boa cerveja. Além da paulista Baden-Baden, a gaúcha Schmitt, é possível encontrar aqui várias opções do Vale do Itajaí, onde temos várias microcervejarias de ótima qualidade. E mesmo as que ainda não distribuem na capital catarinense, estão perto o suficiente para uma eventual visita em um final de semana.

Só falta mesmo achar por aqui uma Devassa!

Comentários

Legal. Só informando que a canção acima foi composta por Gildo Campos e Berenice Azambuja. Gaúcho da Fronteira a canta, assim como Chitãozinho e Xororó e outros - alguns, inclusive, no banheiro...
01/09 11:27:44
Muito obrigado pelas informações sobre a música , já coloquei os devidos créditos no texto.
01/09 14:16:24

Comentar

Este post não permite comentários