Comentários

25/09: Cerveja III - Microcervejarias Nacionais

A Cervejaria Baden Baden, de campos do Jordão nasceu em 1999. Fundada por 4 amigos, em Campos do Jordão, levou o mesmo nome do restaurante de um deles. Começou produzindo 4 diferentes tipos de cerveja: Red Ale, Stout, Bock, e o pilsener Cristal. Hoje já oferece outras opções, como Golden Ale, entre outras.

Há 3 anos, em Blumenau, surgiu a Sudbrack, cervejaria que produz a Eisenbahn. Além dos já mencionados, a Sudbrack oferece atualmente as Eisenbahn Weizenbock, Kölsch, Pilsen Orgânica, e a especial de natal, Weihnachts Ale.

A gaúcha Schmitt Bier oferece 3 diferentes tipos de cerveja: Schmitt Ale, Schmitt Barley Wine, e a stout La Brunette. Já a carioca Devassa oferece as cervejas Devassa Loria (Pilsener), Devassa Ruiva (Pale Ale) e Devassa Negra (Dark Lager).

Existem muitas outras microcervejarias no Brasil, e várias surgem a cada momento. Porém a grande maioria distribui seus produtos apenas na forma de chopp, em barris, já que o investimento para engarrafar a cerveja é alto. Com isso o alcance dessas cervejarias é menor, normalmente na cidade ou região onde a cervejaria é sediada. Mas isso não significa que seus produtos não sejam de qualidade.

A grande maioria das microcervejarias brasileiras oferece a cerveja ou chopp Pilsener, pois é o tipo mais apreciado no Brasil, e no mundo. Assim, podem vender seus produtos para o consumidor comum, e aos poucos leva-los a experimentar seus outros produtos, aumentando assim o mercado de apreciadores de boas cervejas.

Sites de microcervejarias nacionais:

Muitas microcervejarias nacionais não possuem sites, e mesmo entre as que possuem, muitas deixam a desejar. Destaque, nesse quesito, para a catarinense Eisenbahn e a gaúcha Schmitt Bier, que possuem loja virtual.

Baden Baden
Eisenbahn
Schmitt Bier
Devassa
Bierland
FalkeBier
Krug Bier

Em Florianópolis, no bar Mundo Cão, localizado na Av. Rio Branco, é possível encontar as cervejas Eisenbahn, Baden Baden, Schmitt e Devassa, entre várias outras nacionais e importadas.

Comentários

Nenhum comentário

Comentar

Este post não permite comentários