Comentários

09/03: A ditadura das Pilsen

No Brasil, a cerveja mais apreciada é a Pilsen. Por ser um país tropical, o brasileiro tradicionalmente gosta de beber uma cerveja bem gelada, e mais leve. A cerveja Pilsen, que é uma cerveja de baixa fermentação, é a que melhor se enquadra nessa descrição.


Porém essa preferência acabou fazendo com que, a grande maioria das cervejas produzidas no Brasil seja deste tipo. Isso faz com que faz com que o brasileiro desconheça a grande diversidade de cervejas produzidas no mundo.

Para piorar, descobriu-se agora que, além de Pilsen, o brasileiro gosta é de cerveja bem fraquinha, praticamente aguada. E dá-lhe Nova Schin, Kaiser Novo Sabor, Bavária e Skol. E o pior é ter que ir a um bar ou restaurante onde só se serve cerveja de uma única marca.

Para fugir das tradicionais Pilsen, só temos as cervejas escuras, como a Malzbier, a Xingu, e a Caracu, que também são cervejas de baixa fermentação. A AmBev recentemente lançou três novas versões da Bohemia, Escura, Weiss, e Royal Ale, as duas últimas da família Ale, de alta fermentação.

Portanto, tirando a novas Bohemias, o brasileiro praticamente não têm contato com as cervejas de alta fermentação. Uma opção é recorrer às cervejas importadas. Quando a importação foi liberada no Brasil, pelo ex-presidente Fernando Collor, uma chuva de marcas, e tipos de cervejas, pipocaram nas prateleiras dos supermercados. Hoje, porém, a febre dos importados já baixou, e o número de opções diminuiu bastante.

Felizmente alguns empresários perceberam esse nicho de mercado, e começaram a produzir as chamadas cervejas Gourmet, isto é, cervejas de qualidade para o consumidor que gosta de apreciar o sabor dessa bebida.

Entre as novas cervejarias Gourmet, podemos destacar a blumenauense Eisenbahn, e a Baden-Baden, de Campos do Jordão.

Essas novas cervejarias permitem ao consumidor brasileiro apreciar cervejas de diferentes tipos e muita qualidade. Se você ainda não experimentou, não perca mais tempo!

Comentários

Agora sim, essa é a minha praia, Eisenbanh e Baden Baden.
Aí não tem coisa melhor.

Grande abraço

Edu
05/06 21:43:07

Comentar

Este post não permite comentários