Arquivos

31/07: 20 anos do Campeonato Brasileiro de 1985

Coritiba Foot Ball Club

Hoje fazem 20 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 1985 pelo Coritiba Foot Ball Club. Foi o primeiro clube do Paraná, e primeiro fora do eixo SP-RJ-MG-RS, a se sagrar campeão brasileiro.

Numa final em jogo único, no Maracanã, contra a excelente equipe do Bangu, que recebeu o apoio dos torcedores dos 4 grandes do Rio, o Coritiba saiu na frente, cedeu o empate, e levou a taça nas cobranças de penalidades, por 6X5.

As dez penalidades na série inicial foram convertidas por ambas equipes, e na primeira cobrança da série alternada, o jovem Ado desperdiçou pelo Bangu, seguido pela conversão da cobrança realizada pelo capitão Gomes.

Escalação do Coritiba na decisão: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tobi; Lela, Índio e Édson. Técnico: Ênio Andrade.

Várias festividades estão programadas para hoje, em comemoração ao aniversário do título. Parabéns a todos os campeões.

Saiba tudo sobre a conquista de 1985 no ótimo site História do Coritiba.


26/07: 3 anos de Eisenbahn

3 anos de Eisenbahn

Se eu já tiver retornado da Bahia, é capaz de eu dar um pulinho por lá.

Direto de Madre de Deus-BA

23/07: Você já foi à Bahia?

Bandeira da Bahia

Eu ainda não fui, mas isso vai mudar amanhã. Vou à Bahia a trabalho, e devo ficar por lá de 2 a 3 semanas. Vou conhecer praticamente o estado inteiro, passando por vários municípios. Não deverei ter muito tempo para fazer turismo, mas vou poder conhecer bastante esse bonito estado.

Nesse período é provável que esse sitio fique um pouco abandonado. Se possível, postarei alguma coisa nesse período, mas não creio que terei muito tempo para fazer isso.


21/07: Camisa dos 20 anos do Campeonato Brasileiro de 1985

Coritiba Foot Ball Club

O site Coxan@utas publicou, em primeia mão, as fotos da nova camisa 3 do Coritiba Foot Ball Club. Lançada para comemorar os 20 anos da conquista do principal título do alvi-verde paranaense, a camisa comemorativa é uma réplica da camisa utilizada pelo time na final contra o Bangu, em 31/07/1985.

Além da camisa, estão preparadas várias festividades para comemorar os 20 anos do título, como pode-se ver aqui!

Nota: O site Balípodo publicou um excelente artigo sobre o Rio Grande, clube mais antigo do país, que fez aniversário no dia 19/07/2005. Confira!

20/07: Teoria da Cerveja



Tem gente que não gosta de cerveja, algo que nunca consegui entender. E não estou falando de gente que não bebe nada de álcool, estou falando de gente que bebe vodka, whisky, qualquer outra coisa, menos cerveja.

Nunca entendi isso. Não que eu não beba vodka, whisky, etc. Bebo tudo isso. Inclusive aprecio muito uma boa cachaça e um bom vinho. Mas nunca entendi como pode alguém beber outras bebidas, mas não beber cerveja. Nunca consegui entender.

Até que meu pai me explicou tudo. Segundo sua teoria, ninguém gosta de cerveja na primeira vez que bebe. A cerveja tem um gosto amargo, com o qual não estamos acostumados antes de começar a bebê-la. A não ser que a pessoa tenha crescido à base do jiló. Por isso, quando alguém toma um gole de cerveja pela primeira vez, invariavelmente irá fazer cara feia, e não vai gostar. Todos passamos por isso.

Só que, depois de experimentar e não gostar, você olha um bebedor de cerveja tomar um gole de seu copo gelado, com gosto, soltando aquele inevitável Ahhhhhhhhh ao terminar. Ao ver isso, uma pessoa normal irá pensar: "Puxa, isso deve ser bom mesmo. Acho que estou fazendo errado". E tenta novamente. Aos poucos, a pessoa se acostuma com o gosto amargo da cerveja, e aprende a apreciá-la.

Por isso, um apreciador de cervejas é, antes de tudo, um persistente, que não desiste depois do primeiro obstáculo. E quem não gosta de cerveja não passa de um fraco. Agora entendi.



19/07: Dia do Futebol Brasileiro

Sport Club Rio Grande

Hoje o Sport Club Rio Grande, time da cidade de Rio Grande-RS, comemora seu 105º aniversário.

O Rio Grande é o mais antigo clube de futebol brasileiro em atividade, e por isso também comemoramos hoje, no dia de seu aniversário, o dia do futebol brasileiro.

Update 21/07/2005: O site Balípodo publicou um excelente artigo sobre o Rio Grande. Confira!

16/07: Torcedores ou Traidores?

Nesse sábado o Paraná Clube mandou seu jogo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, no estádio Willie Davies, em Maringá. O clube paranaense foi para o norte do Paraná atrás de retorno financeiro: foi oferecida uma cota fixa de R$ 200 mil por jogo ao tricolor paranaense, para que ele jogasse em Maringá contra os 4 grandes paulistas.

Porém, essa decisão teve seu preço. Se já é difícil enfrentar o milionário Corinthians com o apoio de sua torcida, imagine enfrentando com o estádio cheio de torcedores adversários? Pois foi o que aconteceu. Ao mandar o jogo em Maringá, o Paraná Clube acabou virando visitante, já que no norte do Paraná, a maioria dos torcedores preferem os clubes paulistas.



Leia Mais!

15/07: Taça Libertadores da América



Parabéns ao São Paulo Futebol Clube, campeão da Taça Libertadores da América pela terceira vez em sua história, tornando-se o clube brasileiro mais vezes campeão sul-americano.

Com o chocolate de 4X0 no segundo jogo da final contra o C.A. Paranaense, o tricolor paulista confirmou sua superioridade, e fechou com chave de ouro uma campanha brilhante, quando classificou-se com facilidade na primeira fase, e nas finais enfrentou representantes das principais forças do futebol pan-americano: Brasil, contra Palmeiras e Paranaense, México, contra o América, e Argentina, contra o River Plate.

Parabéns, tricolor, e boa sorte no mundial!

14/07: Bairrismo vs Paixão Clubística

Como torcedor do glorioso Coritiba Foot Ball Club, não gostei nem um pouco com a chegada do C.A. Paranaense à final da Libertadores. Obviamente torci contra o rival em todas as fases da competição, e não será diferente na finalíssima.

Porém, por morar em Santa Catarina, e não ter muito contato com torcedores paranaenses, tive que ver meus amigos, que torcem para outros clubes, torcerem para o Paranaense na decisão. O argumento é de que não gostam dos times paulistas, pois o torcedor e a imprensa paulista tendem a menosprezar o futebol praticado no resto do país, com exceção do Rio de Janeiro, obviamente.



Leia Mais!

14/07: F.C. United of Manchester

F.C. United of Manchester

A torcida do Manchester United protestou muito, mas não conseguiram evitar que o milionário americano Malcolm Glazer adquirisse o controle majoritário da equipe. Insatisfeitos com essa situação, um grupo de torcedores se organizou e, em maio desse ano, fundaram um novo clube, o F.C. United of Manchester.

A nova equipe já se inscreveu para disputar a temporada 2005/2006 da Division Two da North West Counties Football League. Infelizemnte não houve tempo para inscrever a equipe na FA Cup.

E nesse sábado, 16/07/2005, a nova equipe faz seu primeiro jogo: um amistoso contra o Leigh RMI.


13/07: Nós Vamos Invadir Sua Praia.

Nós Vamos Invadir Sua Praia

Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, resolvi escrever sobre o disco que EU considero o melhor da história do rock nacional: Nós Vamos Invadir Sua Praia, da banda Ultraje a Rigor.

Lançado em 1985, o disco trouxe uma série de sucessos que viraram clássicos do rock nacional: Nós Vamos Invadir Sua Praia, Rebelde Sem Causa, Ciúme, Inútil, Marylou e Independente Futebol Clube. Todas músicas que, de modo irreverente, fizeram críticas à sociedade da época.

Depois desse disco, o Ultraje ainda lançou alguns sucessos, mas com certeza esse foi o seu melhor momento.

Obviamente essa escolha é uma questão de gosto pessoal. Então, qual é o seu disco de rock nacional preferido?


13/07: It's only rock and roll but I like it!



Hoje é o Dia Mundial do Rock, gênero musical inventado pelos americanos em 1950, e re-inventado pelos ingleses na chamada "Invasão Britânica".

Para comemorar, nada melhor que ouvir os clássicos de Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, The Beatles, The Rolling Stones e muitos outros.

07/07: Luto



Um dia após ser escolhida como sede para os Jogos Olímpicos de 2012, a cidade de Londres sofre uma série de atentados terroristas, que mataram mais de 30 pessoas, e feriram mais de 700.

Que Deus dê aos londrinos força e serenidade para suportarem a dor causada por essa tragédia, e continuarem a ter esperança de que, um dia, todos viveremos em paz.

Quem sabe em 2012.


06/07: Eisenbahn - Novos Rótulos

Eisenbahn Kölsch

A Cervejaria Sudbrack, de Blumenau, acabou de lançar os novos rótulos da sua linha de cervejas Eisenbahn.

Os novos rótulos mantém o trenzinho e a marca Eisenbahn, mas cada tipo de cerveja ganhou cores e detalhes diferentes, para enfatizar suas características.

Maiores informações podem ser obtidas aqui!

06/07: Taça Libertadores da América

Taça Libertadores da América

Hoje acontece o primeiro jogo da final, entre o Clube Atlético Paranaense e o São Paulo Futebol Clube, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O ineditismo da final, a primeira que confronta dois clubes de um mesmo país em toda a história da competição, acabou sendo abafado pela confusão em relação à escolha do local da primeira partida.

Pensei em escrever sobre o assunto, mas o colega Coxan@uta Eucledson Salvador Filho se adiantou, e nos enviou um excelente texto, com o qual eu concordo plenamente e, por isso, pedi permissão ao autor para publicá-lo aqui.

Segue abaixo o texto:


Onde está a razão?



Afinal, onde está a razão? Não a razão no sentido de quem está certo ou errado, mas o "racional", aquilo que nos faz diferentes dos animais.


Leia Mais!

04/07: Grande Festival Brasileiro de Cervejas

Ein Prosit!

De 08 a 10 de Julho, em Blumenau, com presença confirmada das cervejarias Eisenbahn, Bierland e Zehn Bier, entre outras. Maiores informações aqui!

EU VOU!