Arquivos

23/12: Cervejas de Natal

Christmas Ale

O Natal é a festividade cristã onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo. Apesar disso, a festa como conhecemos hoje contém diversos elementos de festividades pagãs, que eram realizadas muitos anos antes do nascimento de Cristo, como a árvore de Natal, a troca de presentes e a cerveja de Natal.

A tradição de se fabricar cervejas especiais para celebrar o inverno e divindades pagãs vêm desde as primeiras religiões primitivas da Escandinávia, Alemanha e Bretanha. Com a disseminação do cristianismo, os povos dessas regiões adaptaram suas tradições à nova religião. Em muitas casas se fazia cerveja caseira, e nada mais natural que preparar um lote "especial" para uma festa como o Natal, assim como a ceia natalina não é um jantar comum.

Mesmo com o aparecimento das cervejarias comerciais, a tradição foi mantida em toda a Europa. E o surgimento das micro-cervejarias nas Américas manteve o costume vivo também em nosso continente. Hoje a oferta de cervejas de natal no mundo inteiro é muito grande, especialmente em países que possuem muitas micro-cervejarias, como os Estados Unidos e a Alemanha.

Normalmente a cerveja de Natal é uma cerveja do tipo Ale, de alta fermentação, forte e com alta graduação alcoólica, ou seja, ideal para o inverno, que é a estação do Natal no hemisfério norte.

No Brasil, com o recente surgimento de novas micro-cervejarias, essa antiga tradição está começando a ser relembrada. A Eisenbahn Weihnachts Ale é a cerveja de Natal da micro-cervejaria catarinense, que é comercializada entre 1º de novembro e 31 de janeiro. Já a paulista Baden Baden possui a Celebration, que comemora as estações de Inverno e Verão. A Celebration Verão 2006 é uma cerveja do tipo Weiss.

Então, vá correndo comprar sua cerveja, e tenha um FELIZ NATAL!

Fontes:
The Holiday Beer Tradition
The Origins of Christmas Celebration

Escrevi sobre o assunto:
28/11/2005 - Baden Baden Celebration Verão 2006
12/11/2005 - Weihnacths Ale
30/09/2005 - Baden Baden Especiais



09/12: Kaiser Gold

Kaiser Gold

Ok, então você veio até aqui e leu sobre micro-cervejarias. Ficou curioso, resolveu experimentar, gostou, e agora só quer saber de tomar essas cervejas que, apesar de muito melhores, são bem mais caras, e por isso já está quase falido, e amaldiçoando o meu pobre nome?

Seus problemas acabaram. Bem, pelo menos se você mora no sul do país.

A situação que descrevi acima aconteceu comigo. Depois de começar a tomar as cervejas da Eisenbahn, Baden-Baden, Schmitt e outras, ficou cada vez mais difícil tomar as tradicionais pilsen-aguadas como Skol, Nova Schin, Kaiser, etc.

Não me entendam mal, eu ainda tomo essas cervejas. Não vou beber água em uma festa que só tenha Skol, por exemplo. Mas já não as compro para beber em casa, por exemplo. E se comprar, pode ter certeza que vou demorar bastante para bebê-las, o que não acontece quando compro uma Einsenbahn.

Só que infelizmente não dá pra viver só tomando essas cervejas, já que elas são bem mais caras. O quê? Você vive tomando essas cervejas, sem que isso pese no seu bolso? Que beleza, quando crescer quero ser igual à você. Mas enquanto isso não acontece, o jeito é procurar alternativas.

E uma boa alternativa, para quem mora no sul do Brasil, é a Kaiser Gold.

A Gold é uma cerveja pilsen um pouco mais encorpada que as tradicionais, e com um preço bem mais acessível que as cervejas das micro-cervejarias, possuindo uma ótima relação custo X benefício. Só não entendo porque a mesma não é produzia e comercializada em todo o país.