Arquivos

27/01: Kit Cerveja

Sexta-feira passada fui à festa de aniversário de um amigo, e levei de presente um "kit cerveja". O "kit cerveja" foi inventado por outro amigo que, em 2004, me deu de presente de aniversário várias cervejas, de tipos e marcas diferentes.

Desde então eu faço o mesmo, presenteando meus amigos com várias cervejas de marcas e tipos diferentes, especialmente das microcervejarias Eisenbahn, Baden Baden e Schmitt Bier. Normalmente o agraciado não conhece a grande maioria das cervejas do kit, por isso o mesmo é uma boa ferramenta para apresentar aos mesmos um novo mundo, onde as cervejas possuem sabor.

Normalmente compro o kit no Big, pois é o único local perto da minha casa que possui cervejas das 3 microcervejarias acima citadas. E o detalhe interessante é que, sempre que vou ao Big comprar um kit, encontro uma Baden Baden que ainda não experimentei. Então sempre acabo levando uma pra mim também.

O que me leva a perguntar: Quantos tipos diferentes de cerveja a Baden Baden fabrica? Eu conheço a Pilsen (Cristal), Red Ale, Stout, Bock, Bitter Ale (1999), Doublebock (Celebration Inverno), Weissbier (Celebration Verão) e Christmas Ale. Tem mais? Ou tenho que esperar a próxima festa de aniversário para descobrir?

Infelizmente o site da Baden Baden não traz essa informação. Aliás, o site da Baden Baden não traz quase informação nenhuma, é muito fraco. O site da Devassa também não me agrada muito, não traz muitas informações e não funciona direito. Aliás, por que esse povo gosta tanto de Flash, hein? Prefiro um site sem frescuras, mas com bastante informação, do que esses sites "engraçadinhos", cheios de animação, que não informam nada.

Apesar de usarem Flash, os sites da Schmitt Bier e da Eisenbahn são bem melhores. E com a vantagem de possuirem loja virtual, permitindo que você compre direto da fábrica, caso você não encontre o produto na sua cidade. Além dos outros artigos, como copos personalisados, camisetas, rótulos, etc.

PS: Se você é meu amigo e ainda não ganhou seu "kit cerveja", por favor não fique bravo comigo. Aniversário tem todo ano, lembra-se?

PSII: Post escrito acompanhado de uma excelente Eisenbahn Weihnachts Ale, e do ótimo som da banda Expresso. Santa Catarina definitivamente produz muita coisa boa.

PSIII: Essa mania de PS só posso ter pegado com a Luciana!

24/01: Anunciou o suicídio em seu blog...

O canadense Christopher McKinstry, especialista em Inteligência Artificial e radicado no Chile, anunciou seu suicídio em seu blog, no último dia 20/01.

Além de anunciar em seu blog, McKinstry também postou o anuncio em um forum que costumava frequentar, em dois diferentes tópicos. À princípio seu anuncio foi visto com desconfiança, mas logo os frequentadores do forum se mobilizaram para tentar ajudar Chris, tentando fazê-lo desistir da idéia, e ao mesmo tempo procurando entrar em contato com as autoridades chilenas e embaixadas americana e canadense em Santiago.

Infelizmente, nada disso foi suficiente para ajudar Chris, que foi encontrado morto hoje, 24/01, em sua residência.

Depois do incidente, Joel Spolsky, empresário que mantém o forum onde McKinstry fez o anuncio, decidiu fechá-lo.

Atualização 21:02: O forum em questão já foi desativado, portanto os links para o mesmo não irão funcionar.


20/01: Adeus, educação!

Câmara aprova proibição de castigo físico em crianças e adolescentes

Pronto, agora danou-se. Se a gurizada já anda mal-educada agora, imagine sem o relho.

Ah, e eu não sabia que educação era "trauma".


18/01: Porque ir à Nova Iorque

Meus amigos Rodrigo e Tayze, que moram em Ottawa, no Canadá, passaram as festas de final de ano em Nova Iorque. Até aí nada demais, eles merecem. O problema foi o e-mail que o Rodrigo me mandou, após a viagem:


Subject: Brooklyn Brown Ale

Beleza, Ricardo?

Não cheguei a ir na cervejaria mas tomei essa aqui:

http://www.brooklynbrewery.com/OurBeers/OurBeers.asp?BeerID=20

Bem boa. Abraço,
Rodrigo


Um ser humano normal ficaria com inveja por eles terem passeado pelo Empire State Building, na Times Square, na Brodway, etc. Eu só consigo pensar na Brooklyn Brown Ale.


09/01: Favoritos da Copa: Brasil

Vai mais uma estrela aí?

Não, não estou concorrendo ao prêmio Óbvio Ululante 2006.

O Brasil é o principal favorito ao título de Campeão do Mundo, por 2 motivos básicos: possui os melhores jogadores, e é o atual campeão da América, das Confederações, e mundial.

Em 2002, França e Argentina eram francos favoritos ao título, mas não passaram da primeira fase. A França, como o Brasil em 2006, era campeã da Europa, das Confederações e mundial. Já a Argentina tinha uma equipe coesa e com ótimos jogadores.

Porém a França de 2002 dependia muito de Zidane, que se machucou em um amistoso na véspera do mundial, e só voltou a jogar na terceira partida, ainda sem as condições ideias. Já o Brasil não depende exclusivamente de um jogador, nem mesmo do Ronaldinho Gaúcho, o melhor do mundo. Se ele não jogar, os outros têm plenas condições de dar conta do recado.

Já a Argentina de 2002 tinha ótimos jogadores, mas nenhum gênio como o Ronaldinho Gaúcho ou Zinedine Zidane, nem jogadores com altíssimo poder de decisão, como Ronaldo, Adriano. Ou, se tinha, não confiou nesses jogadores, como atestou o próprio diário Olé.

Segundo eles, nós ganhamos a Copa porque Felipão acreditou em seus craques, ao contrário do que fez "El Loco" Bielsa, pois sabia que mesmo jogando mal, eles poderiam decidir o jogo, como de fato fizeram.

Além disso, o Brasil possui um técnico que já provou que é vencedor, mesmo que ainda seja bastante contestado, por este que vos escreve, inclusive: Carlos Alberto Parreira.

Portanto, acredito que o Brasil estará sim disputando o título em 2006, com boas chances de trazer o caneco pra casa. Desde que, é claro, saiba jogar com o favoritismo, e não entre de salto alto.

PS: Em breve escreverei sobre as outras equipes que considero favoritas ao título.


06/01: Clash City Rockers

Ontem foi o aniversário de 1 ano do Clash City Rockers, blog especializado em rock 'n roll, que conheci através do colega blogueiro Biajoni.

Os Rockers falam tanto de rock atual quanto dos clássicos, resgatando muita gente boa do passado. Tenho seguido algumas das indicações, e não tenho me arrependido!

Parabéns, Clash City Rockers, pelo seu primeiro aniversário!


05/01: Oktoberfest Bier

Paulaner Oktoberfet Bier

"O ano mal começou, e esse cara já está pensando na Oktoberfest?"

É possível que um leitor se pergunte isso, ao ler o título desse post. Mas antigamente, na Alemanha, se começava cedo a se preparar para a Oktoberfest. Na verdade, se começava no mês de março.

Antes da refrigeração, era praticamente impossível se fazer cerveja no verão, que era muito quente, e as cervejarias paravam nesse período. Então, em março, era produzida uma cerveja especial, que seria armazenada durante todo o verão, e consumida no outono: a Märzen.

A Märzen é uma cerveja lager, de corpo médio, coloração variada e corpo médio, que foi por muito tempo a cerveja oficial da Oktoberfest de Munique. Recentemente, porém, para atrair ainda mais turistas, se desenvolveu uma cerveja derivada da Märzen, mais "adaptada" ao paladar internacional. Essa cerveja foi chamada de Oktoberfest Bier.

A Oktoberfest Bier é uma cerveja um pouco mais clara e mais leve que a Märzen, mantendo porém o sabor característico do lúpulo. É uma cerveja refrescante e saborosa, o que explica o sucesso da festa bávara.

A boa notícia é que você não precisa ir a Munique para provar uma Oktoberfest Bier. No Brasil é possível encontrar a Oktoberfest Bier da cervejaria bávara Paulaner. Provei uma no final do ano passado, e achei sensacional. Leve, porém amarga e saborosa, a Paulaner Oktoberfest Bier é mais um motivo para se conhecer a tradicional festa da cerveja da Bavária.

E, com a participação na das micro-cervejarias da região do Vale do Itajaí na Oktoberfest de Blumenau, que eu espero que aconteça novamente esse ano, seria muito legal se uma deles criasse uma cerveja do tipo Oktoberfest Bier, especialmente para a festa. Alguém se habilita?


04/01: Moedas

Cinco Cruzeiros

Em 2006 o Real faz 12 anos de existência. Não é tanto tempo assim, para uma moeda, mas é tempo suficiente para desacostumar com mudança de moeda a cada ano e meio.

Mil Cruzados

Quando nasci, em 1976, a moeda brasileira era o Cruzeiro, que havia entrado em vigor em 15/05/1970. Em 28/02/1986 veio o Cruzado, que logo viria a ser substituido pelo Cruzado Novo, em 16/01/1989.

Cinquenta Cruzados Novos

O Cruzeiro ressucitou pela segunda vez em 16/01/199o, vinte anos após a segunda encarnação, e em 01/08/1993 iria virar Cruzeiro Real, já preparando para o retorno da moeda do império, que ocorreria em 01/07/1994.

Mil Cruzeiros Reais

Mas não pensem que essas moedas estão mortas! Elas ainda vivem, seja como itens de colecionadores, ou para assombrar pobres analistas de sistemas que desenvolvem um sistema inteiro trabalhando com apenas uma moeda, e de repente se deparam com esses fantasmas!

Veja as antigas cédulas brasileiras no Museu Virtual do Banco Central do Brasil!

03/01: 2006

Pois é, já estamos em 2006, o ano que marca o início da segunda metade da primeira década do terceiro milênio.

Sim, 2006 é um ano ímpar, apesar de 2006 ser um número par. Pois além de marcar os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, o compositor austríaco, e o 30º aniversário deste que vos escreve, o ano de 2006 é bastante atípico, daqueles que só acontecem a cada quatro.

Não, 2006 não é um ano bisexto, que também ocorrem quadrienalmente, ou quase. 2006 é atípico porque é ano de Copa do Mundo.

E Copa do Mundo é um evento tão singular, que eu nem preciso especificar de qual esporte estamos falando. Preciso? É claro que não!

Em 2006 a Copa do Mundo deverá ser um assunto frequente por aqui. Não pretendo, porém, deixar de lado os outros tópicos que costumam aparecer por aqui, como as cervejas e... hum...bem... todo o resto.

Agora show de bola mesmo seria uma cobertura in loco, com direito a jogo no estádio e visitas a diversos biergarten, para provar dezenas de cervejas locais. Como ainda não fiquei rico, acho que vou ter que deixar pra 2010. E sem os biergarten.

Feliz 2006!