Arquivos

27/01: Kit Cerveja

Sexta-feira passada fui à festa de aniversário de um amigo, e levei de presente um "kit cerveja". O "kit cerveja" foi inventado por outro amigo que, em 2004, me deu de presente de aniversário várias cervejas, de tipos e marcas diferentes.

Desde então eu faço o mesmo, presenteando meus amigos com várias cervejas de marcas e tipos diferentes, especialmente das microcervejarias Eisenbahn, Baden Baden e Schmitt Bier. Normalmente o agraciado não conhece a grande maioria das cervejas do kit, por isso o mesmo é uma boa ferramenta para apresentar aos mesmos um novo mundo, onde as cervejas possuem sabor.

Normalmente compro o kit no Big, pois é o único local perto da minha casa que possui cervejas das 3 microcervejarias acima citadas. E o detalhe interessante é que, sempre que vou ao Big comprar um kit, encontro uma Baden Baden que ainda não experimentei. Então sempre acabo levando uma pra mim também.

O que me leva a perguntar: Quantos tipos diferentes de cerveja a Baden Baden fabrica? Eu conheço a Pilsen (Cristal), Red Ale, Stout, Bock, Bitter Ale (1999), Doublebock (Celebration Inverno), Weissbier (Celebration Verão) e Christmas Ale. Tem mais? Ou tenho que esperar a próxima festa de aniversário para descobrir?

Infelizmente o site da Baden Baden não traz essa informação. Aliás, o site da Baden Baden não traz quase informação nenhuma, é muito fraco. O site da Devassa também não me agrada muito, não traz muitas informações e não funciona direito. Aliás, por que esse povo gosta tanto de Flash, hein? Prefiro um site sem frescuras, mas com bastante informação, do que esses sites "engraçadinhos", cheios de animação, que não informam nada.

Apesar de usarem Flash, os sites da Schmitt Bier e da Eisenbahn são bem melhores. E com a vantagem de possuirem loja virtual, permitindo que você compre direto da fábrica, caso você não encontre o produto na sua cidade. Além dos outros artigos, como copos personalisados, camisetas, rótulos, etc.

PS: Se você é meu amigo e ainda não ganhou seu "kit cerveja", por favor não fique bravo comigo. Aniversário tem todo ano, lembra-se?

PSII: Post escrito acompanhado de uma excelente Eisenbahn Weihnachts Ale, e do ótimo som da banda Expresso. Santa Catarina definitivamente produz muita coisa boa.

PSIII: Essa mania de PS só posso ter pegado com a Luciana!

05/01: Oktoberfest Bier

Paulaner Oktoberfet Bier

"O ano mal começou, e esse cara já está pensando na Oktoberfest?"

É possível que um leitor se pergunte isso, ao ler o título desse post. Mas antigamente, na Alemanha, se começava cedo a se preparar para a Oktoberfest. Na verdade, se começava no mês de março.

Antes da refrigeração, era praticamente impossível se fazer cerveja no verão, que era muito quente, e as cervejarias paravam nesse período. Então, em março, era produzida uma cerveja especial, que seria armazenada durante todo o verão, e consumida no outono: a Märzen.

A Märzen é uma cerveja lager, de corpo médio, coloração variada e corpo médio, que foi por muito tempo a cerveja oficial da Oktoberfest de Munique. Recentemente, porém, para atrair ainda mais turistas, se desenvolveu uma cerveja derivada da Märzen, mais "adaptada" ao paladar internacional. Essa cerveja foi chamada de Oktoberfest Bier.

A Oktoberfest Bier é uma cerveja um pouco mais clara e mais leve que a Märzen, mantendo porém o sabor característico do lúpulo. É uma cerveja refrescante e saborosa, o que explica o sucesso da festa bávara.

A boa notícia é que você não precisa ir a Munique para provar uma Oktoberfest Bier. No Brasil é possível encontrar a Oktoberfest Bier da cervejaria bávara Paulaner. Provei uma no final do ano passado, e achei sensacional. Leve, porém amarga e saborosa, a Paulaner Oktoberfest Bier é mais um motivo para se conhecer a tradicional festa da cerveja da Bavária.

E, com a participação na das micro-cervejarias da região do Vale do Itajaí na Oktoberfest de Blumenau, que eu espero que aconteça novamente esse ano, seria muito legal se uma deles criasse uma cerveja do tipo Oktoberfest Bier, especialmente para a festa. Alguém se habilita?