Arquivos

28/06: A história se lembra de quem joga bonito!

Os Magníficos Magiares, capitaneados por Ferenc Puskas, o "Pelé antes de Pelé", e com o artilheiro Kocsis, fizeram história na primeira metade da década de 50. Em 1953, enfiaram 6X3 na Inglaterra em Wembley, feito impensável até então.

Em 1954 chegaram à Copa do Mundo com fama de imbatíveis, pois estavam invictos desde 1950. Meteram 9X0 na Coréia do Sul, e 8X3 na Alemanha Ocidental. Disputaram a "batalha de Berna" com o Brasil nas quartas, e venceram por 4X2, mesmo placar das semi-finais, quando quebraram a invencibilidade do Uruguai em Copas do Mundo.

Depois dessas duas partidas duríssimas, perderam a final para a mesma Alemanha Ocidental, na maior zebra em finais de Copa até o momento.

O Carrossel Holandês, capitaneado por Johann Cruyff, encantou o mundo em 1974, com um futebol envolvente e inovador, chamado de "futebol total". Venceu as três potências sul-americanas da época: Uruguai, Argentina e Brasil, então defendendo o título, e chegou à final contra os donos da casa, novamente a Alemanha Ocidental.

Na final, fizerem o gol logo de início. O primeiro jogador alemão a tocar na bola foi o goleiro Sepp Maier, que foi buscar no fundo das redes o pênalti cobrado por Cruyff. Mas novamente a Alemanha Ocidental virou e venceu a final contra um adversário considerado favorito.

Em 1982, na Espanha, duas equipes encantaram o mundo. A França, de Michael Platini, fez sua melhor campanha desde 1958, e perdendo nas semi-finais para, novamente, a Alemanha Ocidental, após uma partida histórica, que acabou empatada em 1X1 no tempo regulamentar, a França abriu 3X1 na prorrogação, e a Alemanha foi buscar o empate, ainda na prorrogação, ganhando moral para a decisão por penalidades.

E o Brasil, de Zico, Socrates, Falcão e Cereso, encantou o mundo, e foi considerado por todos o grande favorito ao título, até se deparar com a Itália de Paolo Rossi, que acordou justamente naquela partida, para marcar três vezes e mandar a Seleção Canarinho para casa.

Milhares torcedores de todo o mundo lamentam essas derrotas, e esses grandes times são sempre lembrados, principalmente a cada quatro anos, quando uma nova Copa do Mundo acontece. E o Parreira tem a coragem de dizer que a história só se lembra dos vencedores?


27/06: Brasil X Argentina na Copa

O confronto Brasil X Argentina pega fogo na Copa do Mundo. Se não em campo, pelo menos nas campanhas publicitárias.

No Brasil, a AmBev, fez o comercial do Guaraná Antarctica com Maradona, e a Schincariol fez a campanha da torcida Elefanaticos, para torcer pelo vice-campeonato da Costa do Marfim e, consequentemente, contra a Argentina.

Na Argentina, a cervejaria Isenbeck se declarou o "antisponsor oficial da Seleção Brasileira", aproveitando o fato da concorrente Quilmes ter sido comprada pela prórpia AmBev. Videos dos comerciais, específicos para cada jogo do Brasil, podem ser vistos aqui!


24/06: Copa do Mundo - Oitavas de Final

Começam hoje as Oitavas-de-Final da Copa do mundo. A partir de agora é matar ou morrer, quem perder vai pra casa. Abaixo, meus já tradicionais palpites nos confrontos de hoje:

Alemanha X Suécia

Os donos da casa começaram a Copa sob muita desconfiança de sua torcida. Mas a classificação com três vitórias, especialmente a última, sobre o Equador, dão aos alemães uma confiança maior ainda de que podem chegar à grande final.

A Suécia também está invicta, mas com apenas 1 vitória e 2 empates. Deve dar trabalho, mas não acredito que se classifique para as quartas. Meu palpite nesse confronto é Alemanha

Argentina X México

A Argentina é a seleção que apresentou o melhor futebol até agora. A estréia foi tímida, possivelmente devido ao trauma da eliminação precoce em 2002, mas na segunda partida o time deslanchou. No jogo com a Holanda nossos vizinhos jogaram bem, mas como o empate lhes garantiam a primeira colocação, não se arriscaram muito.

Já o México pra mim foi decepcionante. A equipe era vista como uma força ascendente no futebol mundial, e chegou até a ser cabeça-de-chave, mas se classificou vencendo o Irã, empatando sem gols com Angola, e perdendo pra Portugal.

Se der a lógica, a Argentina segue adiante.


22/06: Copa do Mundo - Dia 13

Grupo C

Argentina 0 X 0 Holanda
Costa do Marfim 3 X 2 Sérvia e Montenegro

Esse foi considerado o "Grupo da Morte", mas após ter sido decidido em duas rodadas, muitas pessoas acharam que o grupo não mereceu o título, principalmente porque os classificados foram as favoritas Argentina e Holanda.

Mas esse menosprezo é uma injustiça com a Costa do Marfim que, mesmo perdendo, fez duas boas partidas contra os favoritos, e se despediu com uma grande virada sobre a Sérvia e Montenegro, que foi a grande decepção do grupo. Os Elefantes fizeram uma bela Copa do Mundo, mas voltam pra casa mais cedo, por terem caído em um grupo dificílimo.

Na decisão do primeiro lugar, a Argentina começou melhor, mas não conseguiu marcar. Com o tempo, baixou o ritmo, pois o empate lhes bastava. A Holanda não conseguiu levar perigo, e acabou ficando em segundo do grupo.

Classificação Final:

1º Argentina 7 PTS (Saldo de Gols: 7)
2º Holanda 7 PTS (Saldo de Gols: 2)

3º Costa do Marfim 3 PTS
4º Sérvia e Montenegro 0 PTS

Grupo D

Portugal 2 X 1 México
Angola 1 X 1 Irã

Portugal venceu o México na última rodada e garantiu o primeiro lugar do grupo com 100% de aproveitamento. Com isso, o técnico Luis Felipe Scolari aumentou seu próprio recorde, e agora marca 10 vitórias consecutivas em Copas do Mundo.

Já o México se classificou graças ao empate entre Angola e Irã. Os africanos sairam na frente, dando a impressão que brigariam pela classificação, mas depois cederam o empate.

Decepcionante a campanha do Irã, que veio cotado como a melhor seleção iraniana de todos os tempos, e não conquistou nenhuma vitória. O México também decepcionou, para um cabeça-de-chave.

Classificação Final:

1º Portugal 9 PTS
2º México 4 PTS

3º Angola 1 PT (Saldo de Gols: -1)
4º Irã 1 PT (Saldo de Gols -4)


21/06: Copa do Mundo - Dia 12

Grupo A

Alemanha 3 X 0 Equador
Polônia 2 X 1 Costa Rica

A Alemanha fez valer a condição de dona da casa e favorita para cima do Equador, e marcou logo no começo do jogo com Klose. O Equador sentiu o golpe, e não fez uma boa partida. Klose e Podolski fecharam o placar em 3X0 para os anfitriões.

Já a Polônia conquistou sua única vitória na competição sobre a Costa Rica. 2X1, de virada. Os centro-americanos concluiram sua participação com três derrotas.

Classificação Final:

1º Alemanha 9 PTS
2º Equador 6 PTS

3º Polônia 3 PTS
4º Costa Rica 0 PTS

Grupo B

Suécia 2 X 2 Inglaterra
Paraguai 2 X 0 Trinidad e Tobago

Inglaterra e Suécia fizeram um jogo disputado. A Inglaterra já estava classificada, mas queria evitar o confronto com a Alemanha. Já a Suécia garantia a classificação com um empate, mas a vitória também evitaria o confronto com os donos da casa. Resultado? Um empate em 2X2.

E na outra partida, o Paraguai fechou sua sua campanha com uma vitória sobre o estreante Trinidad e Tobago, que saiu da Copa com apenas 1 ponto.

Classificação Final:

1º Inglaterra 7 PTS
2º Suécia 5 PTS

3º Paraguai 3 PTS
4º Trinidad e Tobago 1 PT


19/06: Copa do Mundo - Dia 11

Suiça 2 X 0 Togo

A Suiça conseguiu uma boa vitória sobre a seleção de Togo. A diferença de dois gols foi importantíssima, pois dá aos europeus a vantagem do empate contra a Coréia do Sul, na terceira rodada, para definir uma vaga para as oitavas-de-final.

Já a seleção africana está eliminada, o que não é surpresa, devido a todos os problemas extra-campo que tiveram até agora. Acredito que, pelo que mostraram em campo, se estivessem concentrados na competição, poderiam ter incomodado.

Ucrânia 4 X 0 Arábia Saudita

A Ucrânia venceu a Arábia Saudita por 4x0, e se recuperou da derrota pelo mesmo placar para a Espanha, na estréia dos ucranianos em Copas do Mundo.

A equipe do leste europeu nem parecia a mesma da estréia, jogou um bom futebol, e se impôs perante os sauditas, que viram suas chances de classificação reduzirem drasticamente.

Espanha 3 X 1 Tunísia

A Espanha não mostrou o mesmo futebol da estréia, e passou trabalho para vencer a Tunísia, que saiu na frente e quase conseguiu segurar o resultado, mas tombou no final.

Com um gol de Raúl, e dois de Fernando Torres, os espanhóis conseguiram a vitória no apagar das luzes e, com ela, a classificação para as oitavas.

Destaque para a boa atuação do árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon, que se recuperou da má éstráia no jogo Itália X Gana.


19/06: Copa do Mundo - Dia 10

Japão 0 X 0 Croácia

Precisando vencer, para se recuperar da derrota para a Austrália na estréia, o Japão do técnico Zico enfrentou a Croácia, que também perdeu na estréia, para o favorito Brasil.

Porém o placar não foi alterado nos noventa minutos, o que deixou a situação complicada para os asiáticos, que precisam vencer o Brasil na última rodada, e torcer pelo empate de Austrália e Croácia. Já a Croácia se classifica com uma vitória sobre os Socceroos.

Destaque para o goleiro japonês Kawaguchi, que defendeu um pênalti ainda no primeiro tempo.

Brasil 2 X 0 Austrália

Com gols de Adriano e Fred, o Brasil venceu a Austrália de Gus Riddink, e garantiu a classificação antecipada às oitavas-de-final.

Porém a Seleção Canarinho decepcionou novamente, apresentando um futebol aquém do esperado por todo o mundo.

Permanece nos brasileiros a esperança que a Seleção melhore à partir da fase eliminatória, como ocorreu na Copa das Confederações de 2005.

França 1 X 1 Coréia do Sul

Finalmente, após 8 anos e 4 jogos, saiu um gol da França em uma Copa do Mundo. E o autor não poderia ser outro, senão o atacante Thierry Henry.

Porém isso foi insuficiente para garantir a primeira vitória no mesmo período. Após abrir a vantagem no primeiro tempo, a seleção francesa recuou no segundo, mas não conseguiu segurar a boa seleção da Coréia do Sul, que empatou com Park.

Tanto França quanto Coréia do Sul mantém suas chances de classificação para as oitavas.


18/06: Grupo da Morte

Após o sorteio dos grupos da Copa de 2006, todos foram unânimes ao dizer que o "Grupo da Morte" desta Copa era o Grupo C, de Argentina, Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim.

De fato, eles estavam certos. A Sérvia e Montenegro decepcionou, mas a Costa do Marfim jogou duas boas partidas, porém foi derrotada por Argentina e Holanda e está eliminada.

Assim, o grupo já está definido após duas rodadas. Argentina e Holanda apenas decidem quem fica em primeiro. Podemos dizer, assim, que esse é o "Grupo da Morte Rápida".

Já o Grupo E, com Itália, República Checa, Gana e Estados Unidos, durante a competição, provou também ser um grupo dificílimo.

A Itália é sempre favorita, a República Checa já havia realizado uma bela Eurocopa em 2002, os Estados Unidos crescem a cada Copa, e Gana, que era a incognita do grupo, mostrou ter um bom time.

Assim, com duas rodadas, nada está definido. As quatro equipes têm chance de classificação, e tudo será decidido nos confrontos Itália X República Checa e Gana X Estados Unidos.

Assim, podemos dizer que esse é o "Grupo da Morte Lenta". E é desse grupo que sai o adversário do Brasil nas oitavas, se o Brasil se classificar. Pura bucha.


18/06: Copa do Mundo - Dia 9

Portugal 2 X 0 Irã

Portugal venceu o Irã com gols de Deco e Cristiano Ronaldo, e conseguiu se classificar para a segunda-fase pela primeira vez em quarenta anos. A únicaa vez que os Tugas haviam passado da primeira fase foi em 1966, quando, comandados por Eusébio, venceram o Brasil e chegaram à semi-finais.

E com mais essa vitória, o técnico brasileiro Luís Felipe Scolari bate seu próprio recorde, com nove vitórias consecutivas em jogos de Copa do Mundo, sete pelo Brasil em 2002, e duas com Portugal.

O Irã, que chegou a Copa com esperanças de classificação, estão eliminados.

República Checa 0 X 2 Gana

A primeira vitória de uma seleção africana nessa copa aconteceu com uma bela exibição da seleção de Gana. Os Estrelas Negras já haviam jogado bem contra a Itália, e dessa vez começaram com tudo, com Asamoah Gyan marcando o primeiro gol do país na história das Copas em menos de 2 minutos de jogo.

A República Checa, que também fez uma bela estréia, contra os Estados Unidos, sentiu o gol e a ausência dos atacantes Jan Koller e Milan Baros. Com isso, Gana tomou conta do jogo, e foi superior ao adversário durante todo o jogo.

No segundo tempo, Gana criou várias oportunidades para marcar, mas a falta de pontaria dos atacantes, somados a bela atuação do goleiro Petr Cech, evitaram uma goleada da equipe africana. Gyan ainda perdeu um pênalti, antes de Sulley Muntari marcar o segundo gol e matar a partida.

Agora tanto Gana quanto República Checa chegam à terceira rodada com possibilidades de classificação.

Itália 1 X 1 Estados Unidos

A Itália não repetiu a boa atuação na estréia, e não conseguiu impor seu jogo. Em compensação, os Estados Unidos melhoraram muito, e partiram para cima da Itália desde o começo do jogo.

A Itália saiu na frente com um gol de Gillardino, mas cedeu o empate com o gol contra de Zaccardo. A partida foi a mais violenta da Copa, com as corretas expulsões do italiano De Rossi e dos americanos Mastroeni e Pope.

Assim, o grupo E ficou embolado, com chances de classificação para as quatro seleções, e tudo será decidido na última rodada, quando a Itália enfrenta a República Checa e os Estados Unidos encaram Gana.


17/06: Copa do Mundo - Dia 8

Argentina 6 X 0 Sérvia e Montenegro

Se o forte da Sérvia e Montenegro é a desefa, o gol de Max Rodriguez aos 5 minutos do primeiro tempo deixou a Argentina em grande vantagem.

E o que se viu depois foi simplemente um baile do time argentino, que venceu, convenceu e goleou os europeus por 6X0.

Destaques para o gol de Cambiasso, onde a bola passou por vários jogadores, até chegar nele, que tabelou com Crespo e recebeu de volta num lindo passe de calcanhar, e para o gol de Tevez, que passou por dois marcadores, com direito a passar a bola por baixo das pernas do primeiro, e depois finalizou com categoria.

A Argentina, depois dessa bela vitória, se consolida como um dos favoritos ao título.

Holanda 2 X 1 Costa do Marfim

No melhor jogo da copa até agora, a Holanda ganhou da Costa do Marfim por 2X1, garantiu sua classificação, e eliminou os africanos.

O jogo começou equilibrado, mas em 5 minutos a Holanda conseguiu abrir uma vantagem de dois gols com Van Persie e Van Nistelrooy. Os marfinenses não se abateram, e ainda no primeiro tempo descontaram com Bone.

No segundo tempo o jogo continuou equilibrado, mas com o passar do tempo a pressão marfinense aumentava, assim como a tensão do jogo. A Holanda, porém, conseguiu segurar a vantagem até o final.

A Costa do Marfim foi eliminada, mas merecia ter melhor sorte. Fez duas boas partidas, mas enfrentou as gigantes Argentina e Holanda. Se estivesse em um grupo menos complicado, poderia ter ido mais longe. Mas, infelizmente, os elefantes estão fora.

México 0 X 0 Angola

No jogo que abriu a segunda rodada do grupo D, a Angola conseguiu seu primeiro ponto na história das Copas do Mundo, ao empatar com o México.

Os mexicanos buscaram a vitória, para manter as possibilidades de se classificar antecipadamente com uma vitória de Portugal sobre o Irã, mas não conseguiu vencer a defesa angolana, e o goleiro José Ricardo.

Ao final do jogo, os africanos comemoraram bastante o empate, que os mantém com chances de classificação. Já o México vai ter que pontuar contra Portugal, para não depender de ninguém.


16/06: Copa do Mundo - Dia 7

Equador 3 X 0 Costa Rica

Depois da vitória contra a Polônia, o Equador ganhou confiança, e começou o jogo contra a Costa Rica pressionando. A tática deu certo, e logo no começo Carlos Tenório fez o primeiro gol da Tri.

Depois disso, os equatorianos diminuiram o ritmo, mas não perderam o controle da partida. A Costa Rica até chegou a criar algumas chances, mas os sul-americanos aproveitaram os contra-ataques, para no segundo tempo marcar com Delgado e Kaviedes.

Com isso, o Equador garantiu a classificação para as oitavas-de-final pela primeira vez na história, e ainda leva a vantagem do empate no confronto que decide o campeão do grupo com a dona da casa Alemanha.

Inglaterra 2 X 0 Trinidad e Tobado

A favorita Inglaterra passou trabalho para vencer a zebra centro-americana. A exemplo do que fez contra a Suécia, Trinidad e Tobago não deu espaços aos ingleses, e marcou muito forte.

Com o passar do tempo o time inglês foi ficando nervoso, e em duas oportunidades Trinidad e Tobago não marca por muito pouco, o que poderia tornar a partida uma zebra histórica.

A insistência do English Team no jogo aéreo facilitou a vida dos marcadores caribenhos, mas acabou dando certo no final, com um primoroso cruzamento de Beckham para Peter Crouch. Gerrard ainda fez um belo gol, para fechar o placar.

A Inglaterra conseguiu sua classificação, mas ainda não mostrou o futebol esperado de uma candidata ao título.

Suécia 1 X 0 Paraguai

Jogo chave nesse grupo, com as duas equipes precisando se recuperar dos maus resultados na estréia. Melhor para a Suécia, que desde o começo do jogo procurou o gol, e lutou para vencer a partida.

No segundo tempo o Paraguai até saiu para o jogo, atacou e deu a impressão que poderia sair vencedor do confronto. Mas logo esse ímpeto diminuiu, e os paraguaios passaram a apenas se defender, julgando o empate um bom resultado.

Mas para a Suécia o resultado era péssimo, por isso o time europeu passou a ser todo ataque. Os atacantes suecos perderam gols incríveis, mas quase no apagar das luzes, Ljungberg fez de cabeça o gol que manteve vivas as esperanças suecas, e acabou com o sonho guarani.


15/06: ¡Si, Se Puede!

Federação Equatoriana de Futebol

Com a vitória por 3X0 sobre a Costa Rica, o Equador conquista sua segunda vitória consecutiva, e a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história.

Parabéns à Seleção Equatoriana, por mostrar ao mundo que a América do Sul não é só Brasil e Argentina.

Agora é torcer pelo Paraguai contra a Suécia. ¡Si, Se Puede!


15/06: Copa do Mundo - Dia 6

Espanha 4 X 0 Ucrânia

A estréia da Espanha foi uma boa surpresa para muitos. Jogando um bom futebol, a Fúria impôs seu jogo e conseguiu a vitória mais elástica até agora.

Normalmente a Espanha chega à Copa cercada de especativas, mas acaba frustrando seus torcedores. Desta vez foi o contrário. Chegou sem alarde, e surpreendeu. É bom ficar de olho nos espanhóis.

Já a Ucrânia foi uma surpresa negativa. Frágil, não foi páreo para a seleção espanhola. E sua maior atração, o atacante Schevchenko, mal apareceu na partida.

Tunísia 2 X 2 Arábia Saudita

Como comentou o Daniel F. Silva no post anterior, Tunísia e Arábia Saudita foi uma partida em quem ninguém apostava, mas quem assistiu não se arrependeu. Se faltou qualidade, como escreveu o Juca Kfouri, sobrou emoção.

A Tunísia saiu na frente, ainda no primeiro tempo, mas a Arábia Saudita conseguiu uma bela virada na etapa complementar. Só que os sauditas bobearam, e a Tunísia conseguiu empatar no final do jogo.

Com isso, a Africa encerrou a primeira rodada da Copa sem nenhuma vitória.

Alemanha 1 X 0 Polônia

O primeiro jogo da segunda rodada também foi bastante emocionante. No início o jogo até foi equilibrado, mas ainda no primeiro tempo a Alemanha tomou conta da partida, e pressionou a Polônia.

Os donos da casa perderam várias chances de gol, algumas claríssimas, e o primeiro tempo acabou sem a abertura do placar. No segundo tempo, a pressão alemã aumentou ainda mais, e quando teve um jogador expulso, a Polônia abdicou do ataque, e se preocupou em segurar o resultado.

Aí brilhou a estrela do goleiro polonês Artur Boruc, que fechou o gol, fazendo belas defesas. Bem, pelo menos até os acréscimos, quando Neuville marcou o gol da vitória alemã, incendiando a torcida local, e calando os visitantes.

Com a vitória, a Alemanha fica muito perto da vaga, e a Polônia, muito longe. Se o Equador ganhar hoje da Costa Rica, garante sua classificação junto com os donos da casa.


14/06: Cervejaria Schornstein

Cervejaria Schornstein

Inaugurou em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, no último dia 08/06, a Cervejaria Shornstein, mais uma cervejaria artesanal catarinense.

A cervejaria inicia sua produção com 3 tipos de chope, (Pilsen, Pilsen Fest e Bock), mas em breve deveremos ter novos lançamentos.

Inicialmente será atendido apenas o mercado local, mas em 6 meses a Schornstein deverá começar a engarrafá-los, em forma de cerveja, para atender o mercado nacional.

Fontes: Sebrae-SC e A Noticía.

Obs: Agradecimento especial ao leitor Feijones pela dica.


14/06: Copa do Mundo - Dia 5

Coréia do Sul 2 X 1 Togo

A Coréia do Sul, quarta colocada na Copa de 2002, entrou em campo como favorita. No primeiro tempo teve maior posse de bola, mas não conseguiu criar boas oportunidades, e Togo aproveitou para marcar seu primeiro gol em Copas do Mundo.

No segundo tempo Ahn Jung Hwan entrou e mudou a história do jogo. Togo ainda teve um homem expulso, ao tomar seu segundo cartão amarelo, e a Coréia aproveitou a cobrança de falta para empatar o jogo. E depois, com a vantagem numérica, foi questão de tempo para o time asiático virar o jogo.

Assim, a Coréia do Sul fez uma boa estréia, e dá mostras que pode se classificar.

França 0 X 0 Suíça

Novamente a França decepcionou sua torcida. No primeiro tempo ainda jogou melhor que a Suíça, mas na etapa complementar foi completamente dominada, e passou sufoco. Para a sorte dos franceses, os suíços não possuem muita força ofensiva.

Com esse jogo a França completou 4 jogos de Copa sem marcar gols. O último gol francês foi o de Petit, o terceiro contra o Brasil na final de 1998.

Brasil 1 X 0 Croácia

Na sua tão esperada estréia, o Brasil venceu a Croácia e bateu o recorde de vitórias consecutivas em Copas do Mundo: 8 contando as 7 vitórias em 2002 e a primeira de 2006).

Porém o time desapontou seus fãs no mundo inteiro. Ronaldo foi um desastre, e Adriano, bem marcado, também não foi bem. Kaká e Ronaldinho jogaram bem, mas também foram bem marcados, e com isso o quarteto não conseguiu brilhar. Mas foi a qualidade individual de Kaká que decidiu o jogo, em um belo chute de fora da área ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo a Croácia, que praticamente só se defendeu na primeira etapa, tentou buscar o empate, mas encontrou a zaga brasileira bem postada. Assim, logo o Brasil retomou o controle do jogo, mas não conseguiu criar nenhuma jogada de maior perigo ao gol Croata.

Valeu pelo resultado, mas para buscar o título, a Seleção precisa melhorar.


13/06: Boas Notícias!

Essas notícias são sensacionais:

Cerveja pode combater o câncer de próstata
e
Café protege o fígado contra cirrose e câncer

E percebam que as notícias se complementam: enquanto uma fala que é necessário tomar 17(!) cervejas por dia para combater o câncer de próstata, o que segundo a notícia pode causar alcoolismo e cirrose, a segunda fala que o cafézinho protege seu fígado do álcool. Então é só combinar os "tratamentos". :-)


13/06: Copa do Mundo - Dia 4

Japão 1 X 3 Austrália

No primeiro jogo do grupo do Brasil, a Austrália levou a melhor sobre o Japão em um jogo muito equilibrado.

O Japão saiu na frente, ainda no primeiro tempo, numa jogada polêmica, em que os australianos reclamaram de falta sobre o goleiro.

No segundo tempo, os socceroos partiram para o ataque, o que deu espaço para a equipe asiática utilizar sua melhor arma: a velocidade no contra-ataque. Porém o time nipônico perdeu várias chances de fazer o segundo gol e matar o jogo.

Enquanto isso o técnico da Austrália, Guus Riddinck, mandou a equipe pro ataque, e foi recompensado aos 38 minutos do segundo tempo, com o gol de empate. Em seguida, mais dois gols garantiram a primeira vitória australiana na história das Copas.

Enquanto isso o Japão ficou em situação complicada, aumentando ainda mais o estigma do técnico Zico de ser pé-frio em Copas do Mundo.

USA X República Checa

Em uma ótima partida, a República Checa fez a melhor estréia na Copa do Mundo até agora. Sólida na defesa, e eficiente no ataque, os checos ganharam de 3x0 dos Estados Unidos, que não fizeram uma má partida, mas não foram páreo para uma equipe visivelmente superior.

Destaque positivo para Rosinck, que fez dois gols e teve excelente atuação. Preocupante foi a contusão de Koller, autor do primeiro gol da partida, que pode ficar de fora das próximas duas rodadas.

Com essa bela atuação, a República Checa mostrou ser uma equipe muito forte, e passa a ser candidata a primeira colocação de um grupo que contém a favorita Itália.

Itália 2 X 0 Gana

A Squadra Azzurra estreou com uma boa vitória sobre os africanos de Gana. O time da Itália jogou bem, e venceu com gols de Pirlo e Iaquinta.

Gana também fez uma boa partida, provando que o grupo E é extremamente complicado. Aliás, esse foi o melhor dia da Copa até agora, com jogos emocionantes e de qualidade.

E "haja o que hajar", o Brasil vai enfrentar uma boa equipe nas oitavas-de-final, e não deve ter moleza. Supondo que a Seleção Canarinho se classifique, obviamente.


12/06: Copa do Mundo - Dia 3

Sérvia e Montenegro 0 X 1 Holanda

A Holanda venceu na sua estréia graças à grande atuação do atacante do Chelsea, Arjen Robben. A equipe laranja teve maior posse de bola, mas foi dos pés de Robben que sairam as jogadas de maior perigo, e o gol da vitória.

Já a Sérvia e Montenegro decepcionou. Veio à Alemanha confiando uma ótima defesa, mas se esqueceram de que só a defesa não vai levar a equipe a lugar algum. Agora, contra a Argentina, será necessário atacar.

Nesse grupo, acredito na classificação da Argentina, e que Holanda e Costa do Marfim deverão lutar pela outra vaga.

México 3 X 1 Irã

O time do Irã começou muito bem, levando perigo ao gol mexicano. O México logo reagiu, equilibrou o jogo, e fez seu primeiro gol, mas em seguida a equipe asiática chegou ao empate, dando a impressão que complicaria a estréia dos favoritos mexicanos.

Porém no segundo tempo só deu México. O Irã ficou apenas na defesa, mas não conseguiu segurar o resultado.

O momento mais emocionante foi ao término da partida, quando os jogadores mexicanos abraçaram e comemoraram a vitória com o goleiro Oswaldo Sánchez, que perdeu seu pai na semana passada.

Angola 0 X 1 Portugal

Portugal começou a Copa com tudo. Quase marcou aos nove segundos, e abriu o placar com quatro minutos, e deu a impressão que iria golear. Mas depois disso diminuiu o ritmo, e Angola chegou até a levar algum perigo ao gol português.

Mas faltou qualidade ao time africano para empatar a partida. E o time europeu se contentou com o resultado, fazendo com isso um segundo-tempo bastante morno.


11/06: Copa do Mundo - Dia 2

Inglaterra 1 X 0 Paraguai

A Copa do Mundo começou de forma desastrosa para os paraguaios. Logo aos quatro minutos de jogo, Gamarra tenta cortar um cruzamento de David Beckham e acaba fazendo um gol contra. Logo em seguida, o goleiro titular da equipe guarani se machuca, e é substituído.

O Paraguai sentiu os golpes, e a Inglaterra passou a dominar o jogo, porém não aproveitou o momento para ampliar o marcados. Com o tempo, a equipe sul-americana se acalmou, e equilibrou o jogo.

No segundo tempo, o Paraguai buscou o empate, mas faltou qualidade ofensiva para superar a ótima defesa inglesa. O técnico Sven Goran-Erickson acreditou que o resultado de 1x0 estava de bom tamanho, e logo tratou de reforçar a marcação, sacando o apagado Michael Owen da partida.

Com isso, a Inglaterra segurou a vantagem, e conseguiu estrear com vitória, mesmo não tendo apresentado o futebol que se espera de um candidato ao título.

Trinidad e Tobago 0 X 0 Suécia

Em sua estréia na história dos mundiais, Trinidad e Tobago fez história. A equipe caribenha conseguiu segurar o empate em 0X0 com a favorita Suécia, através de uma marcação forte, e por muitas vezes violenta, o que resultou na primeira expulsão dessa Copa.

Mesmo com nomes como Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic, a equipe sueca não conseguiu furar o bloqueio dos Soccer Warriors, e acabou amargando um resultado ruim, que pode complicar sua classificação.

Já os caribenhos comemoraram muito seu primeiro ponto na história das Copas.

Argentina 2 X 1 Costa do Marfim

A Costa do Marfim apresentou um bom futebol, e desde o princípio partiu pra cima buscando o resultado. A Argentina, jogando um futebol bastante pragmatico, se segurou, e aproveitou a qualidade de seus homens de frente para abrir a vantagem de dois gols ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, os platinos diminuiram o ritmo e se preocuparam mais em segurar o resultado. Os elefantes partiram para o ataque, buscando o empate, e conseguiram descontar, com Didier Drogba, já no final do segundo tempo.

A Argentina conseguiu uma boa estréia, no melhor jogo desses dois primeiros dias de competição, mas a Costa do Marfim mostrou que tem qualidade para buscar uma das vagas para seguir na competição, mesmo após a derrota em sua estréia em Copas.


10/06: Copa do Mundo - Dia 1

Alemanha 4 X 2 Costa Rica

A Alemanha se aproveitou da fragilidade da Costa Rica para vencer a primeira em casa, e ainda empolgar seu torcedor com uma goleada. Destaque para os belos gols de Philipp Lahm, o primeiro da Copa, e de Torsten Frings, o último do jogo.

Porém o time da casa também apresentou falhas. A defesa, jogando em linha, se complicou com as enfiadas de bola para Paulo Wanchope. Essa foi a única jogada da Costa Rica, e assim eles conseguiram marcar duas vezes. Imagino o que o Brasil faria com essa defesa, com Ronaldinho e Kaká lançando para Ronaldo e Adriano...

Polônia 0 X 2 Equador

A Polônia, jogando praticamente em casa em Gelsenkirchen, começou o jogo pressionando o Equador. Porém o time sul-americano logo encontrou um gol com Carlos Tenório. Com isso, os equatorianos ganharam confiança e passaram a dominar o jogo. No segundo tempo a Polônia melhorou um pouco, acertou a trave duas vezes, mas não conseguiu impedir o gol de Agustin Delgado, que decretou o placar final da partida.

O Equador agora ficou em ótima situação: se ganhar da Costa Rica, e a Polônia não vencer a Alemanha, se classifica pela primeira vez na história para as oitavas-de-final de uma Copa do Mundo. E eu acredito que, na próxima rodada, Alemanha e Equador garantem suas vagas. ¡Sí, Se Puede!


09/06: É Hoje!

Copa do Mundo - Alemanha 2006

Começa hoje a 18ª Copa do Mundo de Futebol!

No próximo mês o mundo respira futebol! Bilhões de pessoas do mundo inteiro vão parar para ver esse tão esperado evento. Novamente,o Brasil é o grande favorito, mas muitas seleções, principalmente as tradicionais, estão se preparando para tentar botar água no chope da Seleção.

A Copa promete, e agora não precisamos mais esperar, é a hora de ver!


08/06: Duas Vezes Junho

Clube de Leituras - O Biscoito Fino e a Massa

O excelente debate sobre do Clube de Leituras sobre o livro Duas Vezes Junho está aqui!


06/06: ZeHn Bier

Chope ZeHn Bier em garrafa

A cervejaria ZeHn Bier, de Brusque-SC, está cada vez mais popular aqui em Florianópolis. A cada dia aumenta o número de estabelecimentos oferecendo os deliciosos chopes ZeHn Bier Pilsen e Porter.

A novidade agora é que agora a ZeHn Bier está disponibilizando seu chopp em garrafa de 600ml. Sim, o chope é engarrafado sem pasteurizar, o que o transformaria em cerveja. Assim, a validade é da bebida é de apenas 30 dias.

Até onde eu sei, o chope em garrafa da ZeHn Bier é comercializado na própria fábrica, e na Padaria Metrópole, no bairro Trindade da capital catarinense. Passei na Metrópole hoje, mas infelizmente o estoque tinha esgotado. Devo passar por lá na sexta-feira para adquirir algumas garrafas, e provar a versão engarrafada do chope ZeHn Bier, já que a versão em barril já foi aprovada há muito tempo.


02/06: Clube de Leituras

Clube de Leituras - O Biscoito Fino e a Massa

O professor de literatura da Universidade de Tulane, Idelber Avelar, do blog O Biscoito Fino e a Massa, está organizando um Clube de Leituras. Eu entendo tanto de literatura quanto de criação de suínos, mas resolvi participar da brincadeira.

O primeiro livro do clube é Duas Vezes Junho, do escritor argentino Martín Kohan. Trata-se de um romance passado entre as copas de 1978 e 1982. Muito apropriado, não?

O debate sobre o livro começam na 5ª feira, 08/06/2006, na véspera da abertura da Copa. Depois disso outros livros virão. Será que o Idelber vai ficar chateado se eu sugerir a discussão d'O Catecismo da Cerveja no clube?