01/08: Novo Blog.

Depois de mais de 2 anos sem postar aqui, resolvi começar um novo blog, no mesmo endereço que o anterior: http://ricardo.antunesdacosta.net

Esse blog continua aqui em http://blogs.antunesdacosta.net/ricardo/ para fins de arquivo.

Abraços, e espero vocês no novo blog.


03/03: Comunidades

A moda agora são as comunidades de blogs. Uma comunidade reune, em um só domínio, blogs de várias pessoas, com interesses comuns ou afinidades. Algumas comunidades famosas são a gardenal.org, a Verbeats Blogs e a novíssima Interney Blogs.

E agora, por incrível que pareça, o AntunesDaCosta.Net também virou uma comunidade, com a estréia do blog do meu irmão, o Sr. Eduardo Antunes da Costa. O blog estreante ainda está com um template provisório, mas já está no ar. Aos poucos nós vamos arrumando a nova casa do Eduardo.

Por isso, o enderço desse blog mudou p/ http://www.antunesdacosta.net/blogs/ricardo, com o endereço antigo apontando para esse, e ainda funcionando.

Atualização 04/03/2007 - O Blog do Eduardo já está com o template definitivo, muito bonito por sinal

27/02: De volta!

Depois quase oito meses abandonado, finalmente resolvi criar vergonha na cara e retomar o blog.

Nesses oito meses o trabalho tem sido uma correria danada. E ainda continua assim, mas tenho bastante coisas que gostaria de escrever ainda, e vou me esforçar pra tentar escrever aqui com mais frequencia.

Tenho algumas idéias para um futuro próximo, vai depender da disponibilidade de tempo. Enquanto isso a dica de leitura é o novo blog da Luciana, ex-Uma Garota Apenas, com sua amiga Patrícia Köhler, o Cinta Liga, na nova comunidade de blogs InterNey.

A dica para os cervejeiros é o site Cervejas do Mundo, que linkou e recomendou este humilde blog, que não faz por merecer recomendações há tempos. Espero corrigir isso em breve.

PS: O blog fez 2 anos no ar no último dia 20.

08/06: Duas Vezes Junho

Clube de Leituras - O Biscoito Fino e a Massa

O excelente debate sobre do Clube de Leituras sobre o livro Duas Vezes Junho está aqui!


02/06: Clube de Leituras

Clube de Leituras - O Biscoito Fino e a Massa

O professor de literatura da Universidade de Tulane, Idelber Avelar, do blog O Biscoito Fino e a Massa, está organizando um Clube de Leituras. Eu entendo tanto de literatura quanto de criação de suínos, mas resolvi participar da brincadeira.

O primeiro livro do clube é Duas Vezes Junho, do escritor argentino Martín Kohan. Trata-se de um romance passado entre as copas de 1978 e 1982. Muito apropriado, não?

O debate sobre o livro começam na 5ª feira, 08/06/2006, na véspera da abertura da Copa. Depois disso outros livros virão. Será que o Idelber vai ficar chateado se eu sugerir a discussão d'O Catecismo da Cerveja no clube?


06/05: Quem é vivo sempre aparece!

Minha frequencia de posts por aqui, que já andava baixa nos últimos tempos, despencou de vez depois que fiquei sem meu precioso notebook, que começou a esquentar de mais e desligar sozinho de repente.

Felizmente ele começou a fazer isso ANTES de acabar a garantia. Infelizmente, porém, ele já está a mais de um mês na assistência técnica. Assim, como uso meu notebook como computador de trabalho E pessoal, acabei ficando sem computador em casa, e com isso, praticamente abandonei esse blog.

Agora a loja que me vendeu o notebook me emprestou um, para que eu use enquanto o outro não volta. Com isso vou poder escrever um pouco mais aqui, já que assunto não falta: Finais da Champions League, Copa do Mundo quase começando, e muita cerveja.


20/02: 1 Ano!

Hoje faz exatamente 1 ano que esse site entrou no ar! Desde então foram 141 posts, a grande maioria sobre futebol, conforme alertado logo no primeiro dia.

A média de posts nesse primeiro ano é de 1 a cada 2,6 dias, o que realmente me surpreendeu, pois no começo, e também nos últimos dias, a frequencia de publicação foi muito baixa.

Mas o mais surpreendente foi ter conseguido leitores que visitam regularmente, e ainda deixam seus comentários. Não vou citar nomes, para não correr o risco de deixar alguém de fora, mas agradeço a todos. Se não fossem por vocês, é capaz de eu já ter abandonado isso aqui.

Bem, o jeito agora é tomar uma cerveja pra comemorar. Alguém acompanha?


24/01: Anunciou o suicídio em seu blog...

O canadense Christopher McKinstry, especialista em Inteligência Artificial e radicado no Chile, anunciou seu suicídio em seu blog, no último dia 20/01.

Além de anunciar em seu blog, McKinstry também postou o anuncio em um forum que costumava frequentar, em dois diferentes tópicos. À princípio seu anuncio foi visto com desconfiança, mas logo os frequentadores do forum se mobilizaram para tentar ajudar Chris, tentando fazê-lo desistir da idéia, e ao mesmo tempo procurando entrar em contato com as autoridades chilenas e embaixadas americana e canadense em Santiago.

Infelizmente, nada disso foi suficiente para ajudar Chris, que foi encontrado morto hoje, 24/01, em sua residência.

Depois do incidente, Joel Spolsky, empresário que mantém o forum onde McKinstry fez o anuncio, decidiu fechá-lo.

Atualização 21:02: O forum em questão já foi desativado, portanto os links para o mesmo não irão funcionar.


03/01: 2006

Pois é, já estamos em 2006, o ano que marca o início da segunda metade da primeira década do terceiro milênio.

Sim, 2006 é um ano ímpar, apesar de 2006 ser um número par. Pois além de marcar os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, o compositor austríaco, e o 30º aniversário deste que vos escreve, o ano de 2006 é bastante atípico, daqueles que só acontecem a cada quatro.

Não, 2006 não é um ano bisexto, que também ocorrem quadrienalmente, ou quase. 2006 é atípico porque é ano de Copa do Mundo.

E Copa do Mundo é um evento tão singular, que eu nem preciso especificar de qual esporte estamos falando. Preciso? É claro que não!

Em 2006 a Copa do Mundo deverá ser um assunto frequente por aqui. Não pretendo, porém, deixar de lado os outros tópicos que costumam aparecer por aqui, como as cervejas e... hum...bem... todo o resto.

Agora show de bola mesmo seria uma cobertura in loco, com direito a jogo no estádio e visitas a diversos biergarten, para provar dezenas de cervejas locais. Como ainda não fiquei rico, acho que vou ter que deixar pra 2010. E sem os biergarten.

Feliz 2006!

28/12: Reveillon? Espumantes Nacionais!

Espumante Dal Pizzol Brut

O brasileiro não é acostumado a beber vinho espumante. A média nacional é de apenas 50 mililitros por pessoa, quantidade muito distante da média francesa, que é de seis garrafas por ano. Além de pequeno, o consumo nacional é sazonal. Boa parte ocorre exatamente nessa época do ano, durante as festas.

Em contraste, o espumante brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. O terroir da Serra Gaúcha é considerado um dos melhores do mundo para a fabricação de espumantes, e a produção nacional, assim como as exportações, têm aumentado a cada ano.

Portanto, se você quer celebrar o reveillon com um espumante bom e barato, escolha um espumante nacional. Desde as vinícolas mais famosas, como Chandon, Miolo e Aurora, às menores, como Casa Valduga, Dal Pizzol e Don Laurindo, oferecem espumantes para todos os gostos.

Feliz 2006, e que o ano que se inicia vos traga muitas conquistas, que possam ser celebradas com um ótimo espumante nacional!

Fontes:
Revista Veja - Brinde Brasileiro
Correio Popular - Revista Metrópole - Renata Freitas - Um brinde ao espumante nacional.


PS: Provavelmente esse é o último post do ano. Muito obrigado e um abraço a todos que por aqui passaram. Espero que voltem em 2006.