Comentários

08/12: Made In Russia

Hoje as grandes gravadoras investem timidamente no comércio de música pela Internet, e nesses poucos casos, incluem nos arquivos comercializados algumas restrições de uso, como número de vezes que o arquivo pode ser gravado para CD. Normalmente as faixas comercializadas utilizam formato proprietário, que exige um software específico para executá-las.

O site e-Music.com comercializa, através do modelo de assinatura, músicas no formato MP3, ou seja, sem nehuma proteção. Por este motivo, a eMusic não possui em seu catálogo as grandes gravadoras, trabalhando apenas com gravadoras independentes.

Então, como comprar música das grandes gravadoras pela Internet? Através do site AllOfMP3.com.

O AllOfMP3.com é um site russo que se vale de uma brecha na legislação daquele país, para vender música legalmente pela Internet. A legislação russa é severa em relação à comercialização de CDs e DVDs piratas, mas não menciona arquivos vendidos pela Internet.

O AllOfMP3.com, segundo a legislação local, é equivalente a uma rádio, pois trabalha com transmissão de dados, e paga a taxa de direitos autorais. A cobrança é por megabyte transmitido, e não por faixa, como nos outros serviços similares.

Outro diferencial do site russo é que, devido ao baixo valor da moeda local, os preços, mesmo em dólar, são muito atrativos. Enquanto nos outros serviços costuma-se cobrar 1 dólar por faixa, e as gravadoras pressionam para aumentar esse preço, no AllOfMP3.com pode-se baixar as faixas de um CD inteiro por menos de 2 dólares.

Outra característica do site é permitir que se escolha a qualidade e o formato do arquivo desejado. O site fornece as faixas em MP3, WMA, Ogg Vorbis, e MP4. O tamanho do arquivo e, consequentemente, o preço do download, irá depender da qualidade e do formato selecionado.

No AllOfMP3.com você compra créditos antecipadamente, com um cartão de crédito Internacional, e vai usando os créditos à medida que faz os downloads. O site aceita VISA, mas pode-se utilizar o PayPal também.

Eu testei o serviço nesse mês de novembro, e estou completamente satisfeito. O catálogo é enorme, com algumas restrições, obviamente, para música nacional, apesar de se achar alguma coisa por lá. Comprei 15 dólares de crédito, e com isso já baixei os novos CDs do Paul McCartney (indicação do Rafael Galvão) e Rolling Stones (indicação do Biajoni), outro CD do Paul McCartney (Flaming Pie, indicação do Biajoni), uma coletânea do Thin Lizzy, uma coletânea do Elvis Presley, uma coletânea do Eric Clapton, e mais algumas músicas avulsas. E ainda tenho uns trocados, o suficiente para baixar mais um CD.

Obviamente que a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) já declarou guerra ao AllOfMP3.com, e aparentemente já está fazendo lobby para mudar as leis do país. Segundo Alex Moskalyuk, a sede da IFPI em Moscou fica no mesmo prédio que o parlamento daquele país. Coincidência?


Comentários

Muito interessante isso aí... mas nada como um belo Cd novinho, com encarte e plástico para rasgar...
08/12 09:40:10

Comentar

Este post não permite comentários