Comentários

25/03: UEFA Champions League

UEFA Champions League

Essa semana começam os confrontos das quartas-de-final da UEFA Champions League, principal competição de clubes da Europa, e que classifica seu campeão para o Mundial de Clubes da Fifa.

Assim como no ano passado, vou analisar os confrontos e apontar quem eu acredito que se classifica para as semi-finais da competição.


Benfica X Barcelona



O Benfica é um clube tradicional em Portugal e na Europa, sendo bi-campeão da antiga Copa dos Campeões da Europa, em 61 e 62. Os "encarnados" enfrentaram uma grave crise nos últimos anos, mas aos poucos vêm se recuperando. Conquistaram o título português na temporada passada, após passar 11 anos na fila, e agora chegam às quartas-de-final da UCL, depois de derrubar o atual campeão Liverpool.

Mas parece que o Benfica chegou ao final da linha, pois o adversário agora é o poderoso time do Barcelona, melhor ataque da Europa, e onde brilham dois dos três melhores jogadores do mundo, segundo a FIFA: Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o.

Após se vingarem do inglês Chelsea, que eliminou a equipe catalã na mesma fase do ano passado, os "blaugranas" agora só pensam em conquistar a Europa pela segunda vez na sua história. Com o título espanhol praticamente garantido, Ronaldinho e cia. devem priorizar a Champions a partir de agora.

Meu palpite? Dá Barça.


Arsenal X Juventus



O Arsenal é o último time inglês na competição. A equipe não faz uma boa temporada na Premier League, onde está longe do título e briga hoje pela quinta colocação. A esperança dos "gunners" para salvarem a temporada é repetir o feito do Liverpool na temporada passada, e conquistar a Europa pela primeira vez na história do clube.

A equipe é jovem, e a esperança de gols é Thierry Henry, um dos melhores atacantes do mundo.

Já a Juventus faz uma temporada brilhante. A "veccia signora" lidera com folgas a Serie A, caminhando a passos largos rumo a mais um título nacional. Na UCL porém, teve dificuldades e contou com a sorte no confronto com o alemão Werder Bremen.

A despeito das situações opostas vividas em suas ligas locais, nesse confronto eu aposto no Arsenal.


Internazionale X Villarreal



A Inter de Milão deve ficar mais uma temporada sem conquistar o título italiano, que não vence desde a temporada 88-89. Por isso, as atenções agora se voltam para a Champions, que os "nerazurri" não conquistam desde o bi-campeonato de 64-65. Nas duas últimas temporadas a equipe italiana parou no derby de Milão. Nesse ano, porém, a Inter só pode encontrar seu rival na final.

O Villarreal, também conhecido com "Submarino Amarillo", devido ao seu uniforme, faz bonito na sua primeira participação na UCL. Porém a pequena equipe espanhola, que vem crescendo bastante nas duas últimas temporadas, não repete na liga doméstica o mesmo desempenho da temporada passada.

A esperança é ir o mais longe possível na Champions. Porém é possível que já tenham ido longe demais. A equipe italiana tem mais experiencia internacional, e isso pode pesar bastante nesse equilibrado confronto.


Lyon X Milan



O Lyon está perto do pentacampeonato francês, mantendo a hegemonia local. Resta agora se firmar no cenário internacional, conquistando a Champions League. Esse é o objetivo do clube francês, que possui uma ótima equipe, e tem como "maestro" o craque brasileiro Juninho Pernambucano. O que pode atrapalhar é o excesso de jogos, já que a equipe segue firme também na Copa da França, e já declarou que tem como objetivo conquitar a "tríplice coroa".

Outra "pedra", (e que pedra), no caminho do Lyon deve ser seu adversário nessas quartas-de-final: o poderoso Milan. O atual vice-campeão Europeu briga para superar a derrota na final em Istambul, onde cedeu o empate ao Liverpool após estar ganhando de 3X0, e perdeu o título na disputa de penalidades.

Apesar de estar na segunda colocação no campeonato italiano, dificilmente conseguirá tirar a diferença da lider Juve, por isso deve se priorizar a Champions. Com Kaká em brilhante fase, e com Shevchenko comandando o ataque, os "rossoneri" são favoritos nessa disputa.


Semi-finais



Se meus palpites se confirmarem, teremos nas semi-finais um grande confronto entre Barcelona e Milan, além de Arsenal e Inter. Mas se eu manter a média de 50% de acerto, que tive no ano passado, apenas 2 dessas equipes estarão nessa fase. É aguardar para ver.

Comentários

Três acertos. Nada mal...
10/04 11:23:35

Comentar

Este post não permite comentários