Comentários

21/04: Cervejas Escuras

Eisenbahn Dunkel
Verificando as estatísticas do meu sítio, percebi que alguém chegou até aqui após pesquisar por "cervejas escuras" no Yahoo. Bem, ao tentar repetir a pesquisa, não encontrei referência à mim nas 20(!) primeiras páginas retornadas.

Portanto a pessoa que pesquisou deve ter sido bem insistente, para chegar até aqui. Uma pena que ela não encontrou muita informação sobre o assunto, visto que só escrevi um artigo sobre cervejas até agora.

Pois bem, vou escrever sobre cervejas escuras para essa pessoa, caso ela retorne, e para qualquer incauto que venha se aventurar aqui, e que aprecie o assunto.





Quando se fala em cerveja escura, no Brasil, logo se pensa nas cervejas do tipo Malzbier, que são cervejas com aroma e sabor adocicados. Isso gera um certo preconceito nas pessoas em relação às cervejas escuras, pois muitos pensam que cerveja escura é sinônimo de cerveja adocicada.

Isso não é verdade, e para provar, existem várias cervejas escuras de excelente qualidade, produzidas aqui mesmo no Brasil.

A Eisenbahn, micro-cervejaria de Blumenau, por exemplo, possui duas cervejas escuras de excelente qualidade. A Eisenbahn Dunkel, que foi a primeira cerveja escura produzida pela cervejaria catarinense, é uma cerveja Lager, que leva cinco tipos de maltes importados, e possui um maravilhoso sabor que lembra café torrado. Também vendida em forma de chopp, a Dunkel pode ser uma ótima porta de entrada para quem começa a explorar o mundo das cervejas escuras. No início do ano promovi um churrasco com chopp Eisenbahn, e o barril de Dunkel foi devidamente secado e aprovado por meus amigos.

Além da Dunkel, a Eisenbahn também possui a excelente Weizenbock, a primeira cerveja escura de trigo do Brasil. Com sabor frutado e alto teor alcoólico (8%), a Weizenbock é espetacular. Um bom apreciador de cervejas não pode deixar de degustá-la.

Stouts



Baden-Baden Stout
Se no Brasil cerveja escura é logo associada à Malzbier, no exterior, a associação é com a cerveja do tipo Stout. Isso graças a uma certa cerveja irlandesa, que é considerada a mais famosa do mundo: a Guinness.

Mas não é só no exterior que se fabricam cervejas do tipo stout. O Brasil também tem uma tradição de fabricação dessa cerveja, cuja marca mais famosa no país é a Caracu. Além da famosa cerveja, hoje produzida pela AmBev, temos outras ótimas opções no mercado: a Colônia Escura, que é uma stout mais suave, e portanto mais atrativa ao consumidor brasileiro, que está habituado com cervejas leves. Se é esse o seu caso, aconselho que a Colônia Escura seja sua primeira stout.

Agora se você já está acostumado com cervejas encorpadas, e eventualmente até as prefere, você deve então experimentar a sensacional Baden-Baden Stout. A cervejaria de Campos do Jordão produziu uma cerveja Stout de excelente qualidade, bastante encorpada e tão saborosa que não dá vontade de parar de bebê-la.

Bem, essas são as cervejas escuras que eu conheço e recomendo. As micro-cervejarias Eisenbahn e Baden-Baden realmente estão fazendo um excelente trabalho, que deve ser prestigiado por todo apreciador de cerveja. Prosit.

Comentários

Ricardo, obrigado pelo comentário lá no luz...engraçado, fiz um post ensinando como se faz cerveja caseira e citei a cerveja Eisenbahn como uma das cervejas caseiras que deram certo e que agora circulam por aí, sendo vendidas até pela internet. Muito bem explicado o post. Beijus, Luma
22/04 23:55:25
Luma, obrigado pelo retorno.

Ah, se possível me passe o link para o seu post sobre cerveja caseira.

Beijos,
Ricardo.
25/04 15:55:34
bom, de FUTEBOR não manjo, mas talvez tenha sido eu quem cheguei aqui através de CERVEJA ESCURA. aliás, de TODAS AS CORES são minhas ESPECIALIDADES, vai dizer?
...
hehehe... abração, caro nego!
16/05 14:52:42
parece que bebe...
02/06 16:54:15
Muito interessante sua explicação, apesar de eu já ter provado as cervejas Stout e não ter aprovado.

Achei o gosto muito forte, parece que vc esta tomando café frio. Nem mesmo a Baden Baden, que na versão clara, pra mim é a melhor que eu já tomei, eu aprovei a Stout.

Mas é apenas a minha humilde opinião hehe

Abraço

Eduardo
05/06 21:38:57
Eduardo: gosto é gosto, e não se discute.

E eu negligenciei meu site por tanto tempo, que nem tinha visto o comentário do ilustre Luiz Biajoni. Abraço, Luiz.
10/06 21:39:18
Cerveja Caseira... tudo sobre este mundo maravilho... visite:

http://www.cervejando.com

E-mal: cervejando@yahoo.com.br
26/06 18:05:22

Comentar

Este post não permite comentários