Comentários

03/07: Copa do Mundo

O Brasil inteiro esperava um repeteco de 1970. Mas, infelizmente, tivemos um repeteco de 1966.

*****


Se a comparação parece descabida, afinal em 1966 não passamos da primeira fase, é bom lembrar que, na ocasião, enfrentamos Bulgária, Hungria e Portugal, e não babas como Croácia, Austrália e Japão.

*****


A Bulgária não era complicada, e vencemos, mas Hungria, se não era a potência que fora em 1954, ainda era um adversário de respeito. E Portugal, de Eusébio, conquistou uma façanha que só foi repetida 40 anos depois, pela "Família Scolari": chegou às semi-finais.

*****


E, como em 1966, insistimos com veteranos de outras copas, em detrimento de jovens que estavam em melhor forma física e técnica.

*****


Zinedine Zidane provou que ainda é o melhor do mundo. E o melhor jogador depois de Maradona.

*****


Hoje, qualquer lista de top 5 melhores jogadores do mundo, 3 jogadores têm vaga garantida (Pelé, Garrincha e Maradona), e outros dois dependerão da nacionalidade e opinião do autor da lista.

*****


Se ganhar a Copa, e encerrar sua carreira levantando a taça, Zidane entra no panteão de melhores incontestáveis de todos os tempos.

*****


A Copa do Mundo segue sem os penta-campeões: Amanhã teremos Alemanha X Itália, que já fizeram uma semi espetacular em 1970. E na quarta teremos França X Portugal.

*****


Nas duas vezes que enfrentou Portugal em semi-finais, os franceses avançaram e acabaram campeões. Foi assim nas Eurocopas de 1984 e 2000.

*****


E, com 4 europeus nas finais, a Copa de 2006 virou uma Eurocopa vitaminada.

*****


Falando nisso, os dois sul-americanos que cairam nas quartas, sairam em situações distintas: Os argentinos cairam de pé, lutando até o fim. Já os brasileiros...



Comentários

Nenhum comentário

Comentar

Este post não permite comentários