Comentários

07/03: Jogos Pan-Americanos

Eu sempre fui contra a realização de eventos como a Copa do Mundo ou Olimpíadas no Brasil. Ou melhor, como disse Abel Braga em entrevista à ESPN Brasil, eu gostaria de ver esses eventos no país, desde que nossa situação fosse outra, e que nossos problemas de educação, saúde, segurança e má distribuição de renda já estivessem resolvidos.

Obviamente nossos governantes não partilham da minha opinião, já que o Brasil é candidato oficial à Copa do Mundo de 2014, e se fala na candidatura do Rio para receber as Olimpíadas de 2012. Como forma de dar força a essa campanha, o Brasil está sediando nesse ano os Jogos Pan-Americanos.

Criada para ser uma competição entre todos os países da América, a história dos Jogos sempre foi marcada por confusões, e nos últimos anos a principal potência esportiva do continente, os Estados Unidos, não leva seus principais atletas ao evento.

Apesar disso, essa edição dos jogos tem sido cantada pela mídia como um evento importantíssimo no calendário. Galvão Bueno chegou ao ponto de dizer que o Mundial de Basquetebol Feminino realizado no Brasil, no ano passado, era um preparativo ao Pan. O detalhe é que o Rio também seria sede para o mundial que, por atraso nas obras na capital fluminense, acabou sendo disputado apenas em São Paulo.

Para completar, saiu na Folha de São Paulo de hoje uma matéria (só para assinantes da Folha ou do UOL) sobre os gastos públicos com o Pan do Brasil. Segundo a reportagem, os gastos públicos com o Pan aumentaram 648% em 5 anos. Ou seja, em 2002, ao oficializar a candidatura, o custo previsto do evento foi de R$ 409 milhões. E até hoje já foram gastos R$ 3,2 BILHÕES, do nosso dinheiro, (46,8% é de origem federal), com o Pan.

É um absurdo tão grande, ver tanto dinheiro que poderia ter sido usado para investir em educação ou segurança ser jogado fora dessa forma, que depois de tudo isso, só me resta torcer para que os Jogos Pan-Americanos do Brasil sejam um fiasco tão grande, a ponto de que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos passem longe daqui por muito tempo.

Se o Pan servir pra isso, pelo menos, ficarei satisfeito.

PS: Quem já escreveu sobre o assunto é a jornalista e vereadora de São Paulo, Soninha. Vale a pena ler.

Comentários

Aqui por Portugal, também se fala da ideia de realizarmos o próximo Campeonato do Mundo de Futebol que se realizar na Europa! Isto depois de termos realizado, com algum sucesso, o Campeonato da Europa da mesma modalidade. Esta ideia peregrina esquece que Portugal se endividou fortemente para construir/renovar 10 novos estádios de futebol, sendo que alguns, como os dos clubes Beira-Mar (de Aveiro) e União de Leiria têm cerca de 1000 espectadores por jodo, em estádios que têm capacidade para 30 e 40 mil. Há mesmo um estádio - o do Algarve - em que o clube melhor posicionado joga na 2ª divisão!!! Apesar de não querer comparar a grandeza do Brasil e a sua população com Portugal, não posso deixar de concordar com o Ricardo em que há muitas coisas mais importantes do que realizar grandes eventos desportivos. Saúde, segurança, justiça e educação devem sempre vir primeiro. Quem acaba lucrando com esses eventos são políticos corruptos e grandes empresas de construção civil! Enfim, pelo menos que os atletas brasileiros tenham sucesso durante o Pan.

Abraço.
07/03 23:34:53
Pois é, Bruno. E o pior é que, enquanto gastam dinheiro com isso, problemas gravíssimos da nossa sociedade ficam sem resposta.

Questões como essas: http://www.interney.net/blo...

Abraço.
08/03 10:34:46
As olimpíadas de 2012 já tem sede definida a algum tempo. O RJ realmente foi um pré-candidato, mas quem acabou vencendo foi a cidade de Londres.
Não concordo em tudo o que você disse, pois, considero o esporte como um aliado em proporcionar uma vida melhor para as pessoas. Realmente temos problemas gravissimos que devem ser combatidos, mas ao invés de deixarmos de investir em esportes, deveríamos combater essa corrupção que te garanto que "gasta" muito mais dinheiro do que um Pan.
Mas concordo que foi muito mal planejado o quanto seria gasto com o Pan. Deve-se investigar esse dinheiro, pq pode ter alguém ganhando algum desse aí.
Abraço!
13/03 11:27:19
Caro Júnior,

Eu sou completamente a favor de se investir no esporte. O esporte realmente é um grande aliado para melhorar a vida das pessoas. Mas estou falando do esporte de base, nas escolas, nos bairros, e não do esporte de alto-rendimento, como é o caso do Pan.

O investimento no esporte de alto-rendimento deve vir preferencialmente da iniciativa privada, através de patrocínios.

E se for o caso de investimento público, ele deve ser bem planejado, e esse planejamento deve ser seguido à risca. Totalmente ao contrário do que foi feito no Pan.

Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço.
13/03 15:24:59
ou quem inventou o pan americanos
13/04 10:11:31

Comentar

Este post não permite comentários