Comentários

14/07: Bairrismo vs Paixão Clubística

Como torcedor do glorioso Coritiba Foot Ball Club, não gostei nem um pouco com a chegada do C.A. Paranaense à final da Libertadores. Obviamente torci contra o rival em todas as fases da competição, e não será diferente na finalíssima.

Porém, por morar em Santa Catarina, e não ter muito contato com torcedores paranaenses, tive que ver meus amigos, que torcem para outros clubes, torcerem para o Paranaense na decisão. O argumento é de que não gostam dos times paulistas, pois o torcedor e a imprensa paulista tendem a menosprezar o futebol praticado no resto do país, com exceção do Rio de Janeiro, obviamente.



Argumento incontestável, eu estaria no mesmo barco se não fosse o detalhe do adversádio do São Paulo na decisão ser justamente o maior rival do meu amado Coritiba. Eu normalmente torço contra os clubes do eixo Rio-SP, quando os mesmos jogam contra times do resto do Brasil, menos quando jogam contra um certo time de terras baixas.

Outro argumento que ouvi bastante, era de que o time rubro-negro repesentava o Paraná na Libertadores. Que a vitória do pó-de-arroz paranaense significaria muito para o futebol paranaense, blá, blá, blá... Quem me conhece sabe que sou bastante bairrista. Apesar de ter morado praticamente minha vida inteira em Santa Catarina, nutro um grande carinho pelo estado do Paraná, assim como pela terra onde moro. Mas daí a torcer para determinado time, já é demais. Sem falar que eu não me lembro de ter passado procuração nenhuma para alguém me representar na principal competição de clubes da América do Sul.

É óbvio que é o trabalho da imprensa e dos políticos promover esse tipo de argumento. E os paranaenses que torcem para os times do interior, (que são poucos), ou pior, para times de outros estados, (que são muitos), podem até aceitá-lo, e torcer para o clube paranaense. Mas para os torcedores dos rivais Coritiba e Paraná Clube, isso é inaceitável.

Sempre que ouço esse argumento, sempre respondo: A paixão clubística é maior que o bairrismo! E acho até mais, é maior que o patriotismo, inclusive. Se tivesse que escolher, com certeza que preferiria ver meu Coritiba campeão mundial em 2006, a ver a Seleção ganhar o Hexa.

O torcedor do rival não vai querer saber se você também é paranaense ou brasileiro. Ele vai tirar sarro de você e do seu time da mesma forma. Como deve ser, afinal a rivalidade é um dos temperos que dá ao futebol seu sabor especial, que faz o esporte ser o mais popular do planeta.

Por isso, na final de hoje à noite, torcerei para o São Paulo conquistar seu 3º título continental. Mas o título está em aberto, e uma zebra pode acontecer. Nesse caso, o terei que me conformar, e agradecer por não ter contato frequente com nenhum torcedor rubro-negro.

E se a zebra acontecer, não esperem que o escudo do azarão apareça nesse site!

Comentários

É Ricardo, como torcedor do Figueirense eu sei do que vc ta falando, vou secar tanto o avai esse ano que ele vai cair pra série C do ano que vem haahah (e olha que as chances são boas disso acontecer), e não me venham com esse papinho de que isso é ruim pro futebol catarinense, isso é ótimo pra maior torcida de santa catarina e isso é o que basta.
Agora enquanto a você meu querido irmão, apesar de compartilhar do seu pensamento, lamento informar que hoje a noite vc terá que ver o seu arqui rival furacão carimbando o passaporte com destino ao oriente. Vai dar Furacão na final de Tóquio, e não vou me surpreender se o time da baixada bater o Liverpool e levantar o caneco mundial hehehe.
Meus pesames hahaha.
Abraço
Edu
14/07 20:20:44
Edu Costa
vc parece que bebe...
14/07 20:26:05
Edu Costa

Já tá 1 x 0 pro São Paulo. Espero que melhore o jogo...
PARA O SÃO PAULO

*CORITIBA*ETERNAMENTE*

Assim como o Galo que sofre tanto com a crescida do Cruzeiro, SOMOS A MAIOR TORCIDA DO PARANÁ! E NESSE INSTANTE NÃO TENHA DÚVIDAS, A MAIOR PARTE DO ESTADO ESTÁ DO LADO DO SÃO PAULO
Abraços
E comemore muito! TRicoloOOr heheh
14/07 22:09:19
Pedro, não deu outra, deu tricolor na cabeça. 4X0

Agora é pensar no brasileirão!

Coritiba rumo ao BI!
15/07 01:44:01

Comentar

Este post não permite comentários